Fitch atribui Ratings BB- à ALL

A Fitch Ratings atribuiu, hoje, o rating `BB-` (BB menos) em Moeda Local e em Moeda Estrangeira à ALL – América Latina Logística S.A. (ALL). Ao mesmo tempo, a Fitch atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo `A-(bra)` (A menos (bra)) às terceira e quarta emissões de debêntures e o Rating `BBB+(bra)` (BBB mais (bra)) à segunda emissão de debêntures da companhia. O Rating Nacional Corporativo de Longo Prazo `A-(bra)` (A menos (bra)) foi afirmado. A Perspectiva de todos os ratings é Estável.

Os ratings refletem a forte e crescente geração operacional de caixa do grupo, o seu equilibrado perfil financeiro, a posição do grupo como detentor da única opção de transporte ferroviário na Região Sul do Brasil, o seu potencial de crescimento na área de atuação e a limitada concorrência com outros modais de transporte. As classificações também incorporam os riscos associados ao forte investimento necessário para suprir a demanda de transporte de produtos agrícolas em sua região de atuação. Os ratings também baseiam-se nas políticas irrestritas de distribução de caixa das empresas operacionais do grupo e no fato das principais dívidas da ALL possuírem garantia das empresas operacionais brasileiras, ALL – América Latina Logística S.A. (ALL Brasil) e ALL – América Latina Logística Intermodal (ALL Intermodal), que limitam as questões relativas à subordinação estrutural destas dívidas. O rating da segunda emissão de
debêntures considera o fato desta não apresentar garantia de empresas
operacionais do grupo, refletido no desconto de um nível em relação aos
demais ratings nacionais.

O perfil financeiro da empresa é solido e vem melhorando. Apesar dos
desafios enfrentados em 2004, relativos à redução no volume transportado de soja e derivados, devido, principalmente, à quebra de safra no Rio Grande do Sul e à menor demanda da China, o grupo foi capaz de implementar tarifas mais altas, aumentar o transporte de outras modalidades de carga e atingir melhorias operacionais significativas. Como resultado, o EBITDAR operacional, definido pela Fitch como EBITDA operacional mais as obrigações com arrendamento e concessão, cresceu para BRL401 milhões, em 2004, frente a BRL285 milhões, em 2003 e a margem de EBITDAR operacional evoluiu para 42,3% de 32%, na comparação entre os mesmos períodos. Em 2004, o EBITDAR operacional cobriu as despesas
de juros mais as despesas com arrendamento e concessão em 2,4 vezes, uma melhoria em relação ao índice de 1,4 vez, apurado em 2003, e a média de 1,2 vez apurada nos quatro anos anteriores. A combinação da melhor eficiência operacional e os maiores volumes transportados, de aproximadamente trinta milhões de toneladas, em 2005, deverá permitir à ALL gerar em torno de BRL500 milhões de EBITDAR operacional, no período. No primeiro trimestre de 2005, o EBITDAR operacional atingiu BRL73,3 milhões, praticamente estável em relação ao mesmo período de 2004.

O perfil de dívida da ALL é administrável. Em dezembro de 2004, sua
dívida total consolidada totalizou BRL1, 2 bilhões, incluindo BRL299 milhões referentes às obrigações com arrendamento e concessão, conforme critérios de cálculo da Fitch. Neste período, a estrutura da dívida melhorou, passando a dívida de curto prazo a representar 11% do total, frente a 22%, em 2003. Em 2004, o índice de EBITDAR operacional/dívida total foi de 3,1 vezes, representando uma melhoria em relação ao índice de 3,8 vezes apurado em 2003. A Fitch considera que a dívida total do grupo poderá crescer em 2005, refletindo as maiores obrigações com os clientes, à medida que os mesmos faça investimentos em ativos para o grupo, a serem compensados através de descontos nas tarifas de transporte. Porém, o índice dívida total/EBITDAR operacional deverá apresentar melhorias, uma vez que são esperados incrementos no EBITDAR operacional, viabilizadas pelos investimentos para aumento do volume de carga transportada. A ALL mantém forte posição de liquidez, com um saldo de caix

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Fonte: Agência Leia

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