Responsável pelo trânsito do Centro, por onde passam diariamente cerca de 1,2 milhão de pessoas, o coordenador Modesto Rodrigues Filho, da CET-Rio, apresentou ontem, no Fórum do Centro Histórico, uma proposta para reduzir o tráfego de ônibus nas vias mais congestionadas da cidade. O objetivo é reduzir o número de ônibus no Centro estimulando o uso do metrô por passageiros que vão para a Zona Sul e vêm de Niterói, São Gonçalo e Paquetá. Para isso, seria criada uma linha de integração entre a estação das barcas na Praça 15 e a estação Carioca do metrô.
– A distância entre a estação de metrô mais próxima, a do Largo da Carioca, e a Praça 15 não estimula os passageiros a percorrerem a pé todo o percurso. Eles acabam por usar ônibus como o segundo transporte para chegar a outros destinos na cidade – explica Modesto.
Apesar de, inicialmente, a proposta sugerir que seja instalada mais uma linha de ônibus no Centro para fazer a integração, o que aumentaria os congestionamentos na região, Modesto diz que a medida diminuiria aos poucos a pressão do tráfego realizada pelas outras linhas. Em toda a cidade, circulam cerca de 7.500 coletivos em 453 linhas.
– Ônibus que circulam no Centro e vão para a Tijuca, por exemplo, perderiam demanda e deixariam o trajeto, uma vez que o passageiro de Niterói faria o mesmo percurso usando a malha metroviária – responde o coordenador.
Ele explica ainda que um estudo para avaliar os benefícios e viabilidade da integração já foi pedido ao Rio Ônibus, entidade que congrega as empresas de ônibus do município do Rio. Negociações entre as concessionárias que administram o transporte das barcas e o metrô também seriam necessárias para pôr em prática a sugestão.
De acordo com dados apresentados pela CET-Rio, todos os dias cerca de 700 mil pessoas circulam de trem e metrô. Segundo Modesto, mesmo em um cenário em que todos os passageiros de trens e metrô fossem para o Centro, sobrariam pelo menos 200 mil pessoas nos horários de rush da manhã e fim da tarde que têm o asfalto como única saída.
– Para transportar toda essa gente, são necessários pelo menos 2 mil ônibus. A frota de coletivos é suficiente para encher três avenidas Rio Branco – disse o coordenador, durante o Fórum, que termina hoje no Teatro Nelson Rodrigues. Para o engenheiro de trânsito e professor da UFRJ Fernando Mac Dowel, a proposta da CET-Rio seria uma solução pertinente para melhorar o trafego de ônibus no Centro, contanto que a tarifa entre o ônibus e o metrô seja equiparada ao da tarifa normal, como ocorre em outras integrações do metrô já em operação.
– Uma integração deste tipo mostra que é ainda mais necessária a extensão da Linha 2 do metrô, que ligaria o Estácio ao Largo da Carioca e terminaria em uma futura estação na Praça 15. Seria muito útil também para os passageiros que vêm da Zona Norte – comenta.
Mac Dowel adianta ainda que o acerto entre as barcas e os ônibus de integração tem de ser bem calculado. Caso contrário, podem se formar filas devido ao fluxo de passageiros que chegam pelas barcas até a Praça 15 – volume estimado em cerca de 2 mil passageiros por hora nos horários de maior movimento.
A vantagem de planejar melhor o tempo gasto na viagem com o metrô e não depender dos imprevistos do trânsito são os maiores benefícios observadas pelos passageiros das barcas que ainda precisam circular de ônibus pelo Rio.
– Moro em Niterói e trabalho todos os dias em Ipanema. Uma integração que usasse o metrô pouparia bastante meu tempo porque não precisaria atravessar todo o trânsito de Copacabana – comenta a pedagoga Daniela Tostes, 29 anos, que gasta cerca de 50 minutos entre Ipanema e a estação das barcas da Praça 15. Outro problema do trânsito no Centro, o número de vagas de estacionamento na região, também foi tema do fórum organizado pela prefeitura. Donos de estacionamentos do Centro e de casas noturnas, principalmente na Lapa, já se reuniram para costurar a
Integração para aliviar o trânsito
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar