O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e a América Latina Logística (ALL) fecharam parceria inédita para viabilizar o transporte de contêineres por via ferroviária até terminal. Hoje todas as cargas que são exportadas pelo TCP chegam por rodovia. O projeto prevê a construção de um ramal ligando a linha da ALL ao TCP e de um terminal intermodal no interior do Paraná para fazer a transferência de cargas conteinerizadas de caminhões para os vagões, explica Marcelo Marder, gerente comercial do TCP.
O objetivo inicial é ter uma composição diária de 25 contêineres chegando e partindo do TCP, o que dará um movimento mensal de 1,25 mil a 1,5 mil contêineres, segundo Marder. Com o projeto, a ALL faz sua estréia no transporte de contêineres via ferrovia para exportação por navio. `Já operamos hoje com contêineres no fluxo entre São Paulo e Buenos Aires, mas com foco na exportação marítima é algo inédito na empresa`, diz Alan Fuchs, gerente da área de produtos industrializados da ALL. A companhia informa que investiu R$ 300 mil na conexão entre sua linha que vai até Paranaguá e o terminal do TCP. O TCP, por sua vez, aplicou R$ 250 mil no ramal de 500 metros que está sendo construído dentro da sua área.
A previsão é que o desvio ferroviário entre em operação na segunda quinzena desse mês, de acordo com a ALL. A concessionária, contudo, ainda está definindo o local e os valores investidos no terminal intermodal no interior. Entre as cargas potenciais estão frigorificados, agroflorestais e móveis, de acordo com Fuchs.
`As regiões oeste, norte, do norte pioneiro e central do Paraná registram hoje volumes significativos de cargas que são exportadas por contêineres e estamos avaliando a melhor região de acordo com a demanda de clientes`, diz Fuchs.
Segundo ele, o custo menor, a segurança e a perenidade das operações garantem vantagens à ferrovia frente ao transporte por caminhões. Se o potencial se confirmar, pelo menos 6% das cargas que são exportadas poderão chegar o terminal via ferrovia. O TCP espera para esse ano um crescimento de 10% no volume movimentado, para 240 mil contêineres.
Parceria leva trilhos da ALL até o PR
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar