Metrô de São Paulo






Metrô de São Paulo não pára




Projeto de ampliação do metrô paulistano prevê a construção de 15 estações com investimento de cerca de R$ 4 bilhões

Até 2008, o Metrô de São Paulo terá um acréscimo de 34% de extensão na rede e de mais de 1,2 milhão na oferta de lugares/dia.
As obras de expansão do transporte preferido de 93% dos paulistanos (segundo pesquisa da ANTP) permitirão a construção simultânea de duas linhas, num total de 19,6 quilômetros e 15 novas estações. Os investimentos de cerca de R$ 4 bilhões estão sendo financiados pelo governo do estado de São Paulo e pelos bancos de fomento Bird e JBIC – Japan Bank for International Corperation.
“São investimentos definitivos, duradouros, que vão ao encontro dos anseios da população e dos técnicos em transporte. São intervenções profundas na metrópole que visam elevar a qualidade de vida de todos os paulistanos”, afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô de São Paulo. As obras de ampliação vão levar a Linha 2 (Verde) da Estação Ana Rosa até a futura Estação Tamanduateí (região sudeste de São Paulo). São 6,8 quilômetros de linhas e cinco estações: Chácara Klabin, Imigrantes, Ipiranga, Sacomã e Tamanduateí.
“Em março de 2006, os paulistas já poderão chegar até as Estações Chácara Klabin e Imigrantes e a previsão é que em setembro do próximo ano, a estação Ipiranga esteja pronta também”, diz David, acrescentando que em 2007, as Estações Sacomã e Tamanduateí vão integrar os passageiros da Linha D ( região do ABC) da CPTM ao metrô paulista. “As obras da Linha 2 do metrô são realizadas com recursos exclusivos do Tesouro do Estado, frutos dos impostos pagos pela população de São Paulo”, destacou o executivo. O custo total do trecho entre a Estação Ana Rosa e a Estação Ipiranga está orçado em R$ 919,4 milhões.







Construção da Estação Imigrantes (Linha 2), que deve começar a operar em março de 2006

Expansão da Linha 2


No início do mês de setembro, o governador Geraldo Alckimin autorizou a expansão da Linha 2,da Estação de Ipiranga (que está em obras) até a Estação Tamanduatéi, na divisa com o município de São Caetano do Sul. Para a execução do projeto neste trecho, o governo de São Paulo liberou cerca de R$ 20 milhões. A previsão é de que com a entrada em operação das estações Sacomã e Tamanduateí, a demanda da Linha 2 ultrapasse os 500 mil usuários por dia.
No momento, a Linha 2 opera com sete quilômetros de extensão e oito estações (Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação, Clínicas, Sumaré e Vila Madalena). A demanda diária é de aproximadamente 280 mil passageiros.


Linha 4 (Amarela)


As obras da Linha 4 (Amarela), iniciadas em maio de 2004, vão interligar em subterrâneo a região sudoeste da cidade de São Paulo com o bairro da Luz, na área Central. Serão 12,8 quilômetros e 10 estações (Morumbi,

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Fonte: Folha de São Paulo

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