MRS decide comprar 1 mil vagões

Objetivo da concessionária, que opera em Minas, Rio e São Paulo, é dobrar o movimento. A MRS Logística, concessionária ferroviária, vai aumentar sua frota de vagões com a compra de 1 mil equipamentos no próximo ano. Segundo o presidente da concessionária, Júlio Fontana, o negócio está avaliado em R$ 160 milhões. Com esse pedido, a frota passará para 14 mil vagões em 2006. `Em 2005 já compramos 716 unidades financiadas pela linha Finame do BNDES. A aquisição das unidades demandou investimentos de R$ 109 milhões`, disse.

Segundo Fontana, essas aquisições fazem parte do plano da empresa para duplicar a produção em 2010, chegando a cerca de 200 milhões de toneladas, 90 milhões de toneladas a mais do previsto para o atual exercício. `Para isso a empresa prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões nos próximos cinco anos, gastos na compra de material rodante e melhorias na malha da companhia`, explicou Fontana.

A MRS administra uma malha de 1,7 mil quilômetros que cruzam os estados de Minas Gerais, Rio e São Paulo e tem como principais acionistas a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Usiminas, MBR (grupo Caemi/CVRD) e Gerdau.

O executivo adiantou ainda que a MRS está importando 20 locomotivas dos Estado Unidos da fábrica da General Electric (GE). O presidente da concessionária explicou que os equipamentos foram desenvolvidos especialmente para os trilhos da MRS. As máquinas chegam no primeiro semestre do próximo ano e o investimento foi de US$ 40 milhões.

`Essas locomotivas não existem no portfólio da GE. Foram desenvolvidas para as dimensões e condições de nossa malha`, afirmou Fontana. O executivo explicou que a indústria norte-americana modificou o sistema de entrada de ar no equipamento para se adaptar aos túneis estreitos da malha da MRS. `O modelo adaptado é um C-38 com potência de 3,8 mil HP. Com essa locomotiva poderemos aumentar a eficiência no transporte de carga`, disse Fontana.

Segundo ele, os trens da MRS carregam em média 14 mil toneladas e em trechos de rampa necessitam de até cinco locomotivas para desenvolver o trajeto. `Com as novas máquinas poderemos reduzir esse número. Além disso, haverá também uma redução de até 15% no consumo de combustível em cada máquina`, disse o executivo.

Segundo ele, pelo projeto, avaliado em US$ 100 milhões, serão importadas mais 30 máquinas, entre 2007 e 2008. `São 20 pedidos firmes, que serão entregues em 2006 e o restante opções de compra, cuja definição de entrega será feita no próximo ano`, explicou o presidente da MRS.

A MRS está negociando com instituições de fomento internacionais, segundo Fontana, para totalizar os recursos para a compra das locomotivas.

`A MRS disponibilizará 10% dos investimentos e o restante estamos avaliando com o Banco Mundial e Eximbank`.

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Fonte: Gazeta Mercantil

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