Da esquerda para direita: Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da ANTF e Edson Zilião, gerente de Capacitação e Desenvolvimento de RH da Brasil Ferrovias
A Brasil Ferrovias pretende contratar até o final de outubro 698 funcionários para a área de manutenção de material rodante e de via permanente. Até março de 2006, serão admitidos pela operadora 566 auxiliares de maquinistas. Os dados foram divulgados pelo gerente de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Brasil Ferrovias, Edson Zilião, durante o seminário “Capacitação Profissional para o Desenvolvimento do Setor Metroferroviário”, realizado pela RF no dia 27 (terça-feira).
Zilião afirmou que no final deste ano todos os serviços de manutenção de via permanente serão primarizados. “Com a contratação de 600 funcionários para atuação na via permanente, a Brasil Ferrovias não precisará terceirizar os serviços de manutenção na linha.”
Para a operação de locomotivas, a Brasil Ferrovias pretende nos próximos dois anos primarizar toda a mão-de-obra através de contratações e utilização de menores aprendizes do Senai. “Atualmente, grande parte dos serviços de manutenção de material rodante é terceirizada. Iniciamos o processo com a contratação de 98 operadores para esta área e 320 funcionários estão em treinamento para atuarem como maquinistas.”
A MRS apresentou no seminário o programa de pós-graduação em transporte ferroviário de carga lançado em agosto em parceria com o IME (Instituto Militar de Engenharia). De acordo com Félix Lopez Cid, diretor de Recursos Humanos da operadora, o treinamento vai propiciar aos engenheiros uma visão completa das necessidades do setor. “Com isso, estimulamos e apoiamos o desenvolvimento das habilidades necessárias para as tomadas de decisões rápidas e eficazes”, afirma Lopez Cid.
Com o objetivo de formar funcionários capacitados para o setor ferroviário, a MRS criou um centro de formação, qualificação e aperfeiçoamento de mão-de-obra, nos níveis operacional, técnico e gerencial — a Academia MRS — que abriga três escolas: a Escola de Operações Ferroviárias, a Escola de Tecnologia Ferroviária e a Escola de Gerência. No projeto, a operadora investe cerca de R$ 2,3 milhões por ano.
A ALL criou a Universidade Corporativa ALL (Uniall) para a formação de novos funcionários e para a implantação de uma metodologia de treinamento. Divididos em três tipos de treinamento — gerenciais, operacional e programas especiais — `a Universidade formou em 2005, um total de 1.832 funcionários nestes três campos”, disse a gerente de Gente e Relações do Trabalho, Valéria de Paula Ribeiro. De 1997 até 2005, a operadora já investiu R$ 15,04 milhões em programas de treinamento.
Dentro do programa Formação Profissional, a FCA oferece para os funcionários um curso gratuito e opcional em parceria com o Senai – Divinópolis (MG) para a área de manutenção de material rodante. Para a formação de engenheiros ferroviários, a CVRD conta com um centro de especialização próprio, a Universidade Corporativa CVRD (Valer). “A seleção para o ingresso no curso é rigorosa, mais de 100 candidatos disputam uma vaga”, afirmou Guilherme Cabrera, gerente de Planejamento e Controle da Operação. Segundo ele, o curso oferece uma formação técnica e cultural completa do setor, além de proporcionar visão crítica para a melhoria da segurança e produtividade na ferrovia.
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