Receita Federal apreende locomotivas da FCA

As máquinas apreendidas são SD-40-2 (arquivo)


A Receita Federal anunciou na sexta feira passada, dia 16, a apreensão de 19 locomotivas no Porto de Vitória. Todas as máquinas foram importadas pela Trop Companhia de Comércio Exterior para a Ferrovia Centro-Atlântica (operadora controlada pela CVRD) entre abril e maio deste ano. A empresa exportadora, responsável pelo embarque das máquinas no porto de Houston, nos EUA,  foi a Corema International Inc, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas – consideradas paraíso fiscal.

Os nomes das três empresas não constam da nota da Receita Federal mas segundo apurou a Revista Ferroviária aparecem no B.L. (Bill of Lading, documento de embarque de carga) emitido pelo armador norte-americano Trinitas em 13 de abril de 2005, sob o número IDMC503384001 e que acompanhou 12 das 19 máquinas até o Porto de Vitória. As outras sete locomotivas apreendidas chegaram em maio passado, transportadas pelo armador holandês Bossclip B. Z., com as mesmas empresas envolvidas na operação.

Segundo a nota divulgada no site da Receita Federal, as 19 locomotivas, no valor de R$ 23 milhões,  “foram apreendidas porque a importação envolveu exportador fictício localizado nas Ilhas Virgens Britânicas, consideradas paraíso fiscal”. Embora a nota não informe, o exportador que consta do B.L. é a Corema International Inc., com sede em The Lake Building, suíte 121, Wickhams Cay 1, P. O. Box 37175, Road Town, Tortola, British Virgin Islands.

As 19 locomotivas pertenciam a um lote maior de 30 máquinas SD-40-2, importadas pela FCA através da Corema a partir de dezembro de 2004, e das quais as primeiras 11 foram liberadas. As SD-40 são fabricadas pela EMD (ex-GM) da qual a Corema é representante no Brasil.

Na sua nota, a Receita afirma que “as negociações para aquisição dos bens foram conduzidas, de fato, por empresa paulista e fornecedor americano, diferentes dos informados na Declaração de Importação, documento em que constam os detalhes da operação”. Na verdade a empresa paulista é a Corema e o fornecedor americano a National  Railway Equipment Company – NREC – principal negociador de locomotivas americanas de segunda mão no mercado brasileiro.

Ainda de acordo com a nota da Receita, “o objetivo era que a operação fosse beneficiada por incentivo fiscal oferecido pelo Governo do Espírito Santo, com redução do ICMS sobre a operação, além de facilitar a remessa ilegal de divisas para o exterior”. No B.L, a empresa que figura como importadora e que tem o benefício do Fundap é a Trop Cia. de Comércio Exterior. O Fundap foi criado pelo governo do Espírito Santo para estimular a atividade do porto de Vitória, entre outros objetivos.


A nota conclui dizendo que `os envolvidos vão responder a processo por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro`.


Procurada pela Revista Ferroviária, a Receita Federal não forneceu mais detalhes sobre a operação além do que foi divulgado no site, sob a alegação de que deve ser mantido o sigilo fiscal. A assessoria de comunicação da FCA também não quis se pronunciar, argumentado que a companhia não responde a questões levantadas pela imprensa “em off”, ou seja, sem a declaração da fonte. A Corema também não quis comentar o assunto.



Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Leia(CMA)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*