O Senai etá definindo junto com as operadoras de carga um programa do curso de maquinista e de auxiliar de maquinista, hoje a maior carência em matéria de mão de obra especializada. Desenvolvido com base na experiência da Brasil Ferrovias, FCA e MRS, que já possuem convênios de treinamento com o Senai, o programa servirá para restabelecer de maneira ordenada a rede de ensino especializado existente na época da RFFSA e da Fepasa (veja abaixo o programa tentativo do curso). Os cursos devem começar pelo Senai de Campinas.
Para o presidente da ANTF, Elias Ningri — que tem acompanhado o assunto de perto — `as ferrovias estão vivendo seu melhor momento em muitas décadas, e isto exige que preparemos toda uma geração de novos ferroviários. São eles que vão vão administrar e operar a grande ferrovia do futuro`.
O assunto treinamento vai ser discutido no seminário “Capacitação profissional para o desenvolvimento do setor metro-ferroviário” — que a Revista Ferroviária vai realizar no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro, no próximo dia 27, com o patrcínio da ANTF e do sistema Firjan/Senai. O evento tem entrada franca. (veja o programa do seminário).
Curso de Auxiliar de Maquinista e Maquinista— Senai
Conhecendo a ferrovia — 4 horas
Relações interpessoais — 16 horas
Saúde, segurança e meio ambiente — 24 horas
Movimentação de produtos perigosos — 12 horas
Qualidade — 8 horas
CARGA HORÁRIA – 64 horas
Módulo Auxiliar de Maquinista
Manual de segurança e regulamento de operações ferroviárias — 24 horas
Material rodante — 8 horas
Via permanente — 8 horas
Mecânica, elétrica e pneumática básica — 72 horas
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