Primeiro trem da Rotem embarca para o Rio

O primeiro dos 20 trens adquiridos pelo governo do Estado do Rio de Janeiro na Coréia do Sul, estará liberado para embarcar com destino ao Rio de Janeiro no dia 26 de outubro e deverá chegar aqui na primeira quinzena de janeiro de 2006. A expectativa do secretário Augusto Ariston é de que até o final de janeiro o trem já esteja em operação atendendo a população da Região Metropolitana do estado.

O presidente da Central (Companhia de Engenharia de Transportes e Logística), Albuíno Azeredo, segue no próximo dia 22 para a Coréia do Sul para acompanhar os primeiros testes da unidade. Lá, visitará a empresa Rotem, responsável pela parte mecânica e estrutural do novo trem. Em seguida vai ao Japão onde visita a Toshiba, que desenvolveu a parte elétrica das unidades. O trem vai ser incorporado à frota da Supervia como parte dos compromisso assumidos pelo Estado no contrato de concessão.

Encomendados no ano passado pelo governo estadual dentro do Programa Estadual de Transportes (PET), os trens custaram cerca de US$ 100 milhões. Com capacidade para levar 1.300 passageiros (228 sentados, em bancos individuais, e 1.072 em pé – ver foto do interior do carro), cada um é composto por quatro vagões contíguos. Não existem portas separando-os e a ligação entre eles se dá por uma sanfona.

` O governo do Estado do Rio é a primeira unidade federativa a investir recursos próprios na compra de trens. Nos outros estados, esse tipo de investimento é sempre federal. Mas nós temos que comemorar porque conseguimos uma grande economia nesta aquisição. A compra de trens se fosse feita com verba federal, sairia pelo dobro do preço que hoje estamos pagando, pois aconteceria em países da Europa. Negociamos com a Coréia e gastamos cerca da metade do que estava previsto`  – explica Augusto Ariston.

Com design moderno, o trem tem espaço para deficientes físicos e seus bancos são forrados. A unidade é equipada com sistema de refrigeração computadorizado e, além disso, dispõe de um software que regula o clima interno, impedindo assim a brusca mudança de temperatura quando as portas se abrem e há o contato com o ar quente. O trem também trará um novo indicador de itinerário.

Tecnicamente este trem apresenta um custo de manutenção mais baixo que os atuais porque funciona através de corrente elétrica alternada e seu motor é mais simples do que os de corrente contínua utilizados atualmente da Supervia..

Os trens  entrarão em operação, na sua maioria, no Ramal Deodoro. Após a chegada do primeiro trem em janeiro, outros três estão previstos para entrega em março, quatro para maio, dois em junho, dois em julho, quatro em setembro e os quatro últimos, para novembro de 2006, completando as 20 unidades adquiridas pelo governo do estado.


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Fonte: Folha de São Paulo

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