Da esquerda para direita, os projetos (em perspectiva) das estações Grajaú, Interlagos e Autódromo
Na manhã desta segunda-feira, dia 21, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, oficializou o início das obras de extensão da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona sul da capital. A cerimônia, que marcou o lançamento do trilho fundamental, ocorreu no local onde será construída a futura Estação Grajaú, (Rua Irupana, s/n°, com acesso pela via local da Avenida Teotônio Vilela, altura do nº 4.453).
O projeto prevê a ampliação da circulação dos trens que hoje operam no trecho Osasco-Jurubatuba e um acréscimo de 40 mil novos usuários. A atual média diária é de 82 mil passageiros. Para isso serão construídos mais 8,5 km de vias de bitola larga, sinalizadas e eletrificadas resultando em um total de 32,8 Km na Linha C.
Além da Estação Grajaú, a CPTM construirá outras duas: Autódromo e Interlagos, para facilitar o transporte da população que transita pelos bairros de Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros, Grajaú e Interlagos. Na infraestrutura, a construção de uma passarela garantirá o acesso ao Hospital do Grajaú e o Autródromo de Interlagos. O projeto prevê, ainda, uma ponte sobre o Rio Jurubatuba e a vedação de faixa patrimonial da CPTM com muros. A execução das obras será feita pelo consórcio Consbem/Iesa, vencedor da licitação.
O material rodante também passará por mudanças com a aquisição de 12 trens da série 5.500 à frota da linha, em função do crescimento da demanda. Esses equipamentos serão reformados pelo consórcio Bombardier/Tejofran, vencedor de processo licitatório, pelo custo de R$ 61,4 milhões.
O valor total do projeto está orçado em R$ 245,35 milhões e as obras serão entregues em etapas. Para o segundo semestre de 2006 está previsto o início da operação comercial entre Jurubatuba e Grajaú. As estações Autódromo e Interlagos entrarão em funcionamento pleno no começo de 2007.
Veja mais detalhes dos projestos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar