O governo do estado conseguiu, após negociações, uma vitória para garantir a saúde financeira, particularmente no que diz respeito aos transportes. O Confaz (Conselho Nacional de Secretários de Fazenda), presidido pelo ministro da Fazenda, Antônio Pallocci, aprovou a isenção de ICMS na importação de 20 trens coreanos comprados pelo estado para ser incorporados ao sistema ferroviário da Região Metropolitana. A medida representa uma economia, só em 2005, de R$ 4,5 milhões.
– Já vínhamos há algum tempo negociando com os integrantes do Confaz essa isenção, mas condições descabidas nos haviam sido impostas, o que provocou o atraso da liberação. Mas, felizmente, conseguimos contornar as dificuldades e hoje comemoramos o justo benefício, pois outros estados já tinham sido contemplados por medida semelhante – explica Albuíno Azeredo, presidente da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), subordinada à Secretaria de Transportes.
Para o próximo ano, Albuíno prevê que a economia chegará a R$ 90 milhões, já que, para 2006, está previsto o pagamento de mais 19 trens iguais ao quitado este ano.
– Os R$ 4,5 milhões dizem respeito à compra de apenas um trem. Ainda nos restam 19. Então, basta multiplicar esse valor para saber o tamanho do benefício – explicou.
O primeiro dos 20 trens embarcou com destino ao Rio em 26 de outubro, com previsão de chegada para 7 de janeiro. Segundo o secretário de Transportes, Augusto Ariston, até o fim de janeiro o trem já estará em operação.
Encomendados no ano passado pelo governo como parte do PET (Programa Estadual de Transportes), os trens custaram US$ 100 milhões. Com capacidade para 1.300 passageiros (228 sentados, em bancos individuais, e 1.072 em pé), cada um é composto por quatro vagões.
– O governo do estado é a primeira unidade federativa a investir recursos próprios na compra de trens. Nos outros estados esse tipo de investimento é sempre federal. Temos que comemorar, porque conseguimos uma grande economia nessa aquisição. A compra de trens, se fosse feita com verba federal, sairia pelo dobro do preço, pois seria em países da Europa. Negociamos com a Coréia e gastamos metade do que estava previsto. Agora, com a isenção de ICMS, essa economia é multiplicada – explica Ariston.
Tecnicamente, esse trem tem custo de manutenção mais baixo do que os atuais, porque seu motor é mais simples e funciona com corrente elétrica alternada, enquanto hoje é contínua.
– Os trens, que entrarão em operação, na maioria, no ramal Deodoro, são de última geração, com tratamento acústico e controle eletrônico nas portas para maior segurança. Daremos à população todo o conforto dos transportes disponíveis nos países de Primeiro Mundo – atesta Ariston.
Após a chegada do primeiro trem, mais três estão previstos para março, quatro para maio, dois para junho, dois para julho, quatro para setembro e os quatro últimos para novembro.
Economia de R$ 4,5 milhões na importação de trem coreano
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