Uma verdadeira revolução no sistema ferroviário do estado. Até março do próximo ano, o Rio contará com os primeiros novos trens, que formarão uma das frotas mais modernas do mundo, encomendados à empresa Rotem, da Coréia do Sul. O secretário de Transportes, Augusto Ariston, afirmou que o investimento, avaliado em US$ 100 milhões, beneficiará cerca de 76 mil passageiros/dia.
-Teremos trens moderníssimos, limpos, com ar-condicionado. Isso seria impensável há alguns anos. Além disso, estamos restaurando as estações, tornando-as mais confortáveis e atraentes aos usuários – revelou Ariston, que participou do programa Bom Dia, Governadora.
O secretário lembrou que, em 1999, o sistema atendia a cerca de 150 mil passageiros. Atualmente, segundo Ariston, os trens contam com 400 mil usuários. Até o final de 2006, essa capacidade será ampliada para 800 mil passageiros.
-É o maior investimento no sistema ferroviário do país. Quando assumimos, em 99, a situação beirava a catástrofe. Fizemos um esforço enorme para transformar algo que estava sendo extinto em um valor a mais para o estado – disse o secretário de Coordenação e Governo, Anthony Garotinho.
Ariston informou que o governo estadual liberou mais R$ 10 milhões, na última semana, para as obras do metrô de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ao todo, o governo já investiu mais de R$ 230 milhões.
-O problema é que o governo federal não está liberando a parte dele na obra. Esse foi um empréstimo conseguido junto ao BNDES. Ficamos numa situação terrível, pois o STF já mandou liberar a verbas, mas eles continuam contingenciando o recurso. Esse não é um dinheiro dado, mas um financiamento com taxa de juros e correção de 6% ao ano – revelou Ariston.
Garotinho acrescentou que o STF ainda determinou que a não liberação do recurso acarretará em uma multa diária ao Tesouro Nacional de R$ 100 mil.
-Eles preferem pagar a multa a liberar um recurso a que temos direito. Mas a nossa parte está sendo feita, com toda a parcela que devemos sendo paga em dia – afirmou.
Em novembro, a governadora Rosinha Garotinho enviou ofício à Secretaria do Tesouro Nacional, pedindo explicações sobre o não cumprimento da decisão do tribunal. O BNDES alega inadimplência do Estado do Rio com a União, mas no início de outubro o governo estadual provou que estava em dia com o governo federal e o Banco Central retirou o nome do estado do Cadip (cadastro de inadimplentes), reconhecendo a negociação da dívida com o BNDES.
Estado moderniza frota de trens
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar