O edital de licitação para a construção e a operação do trem de alta velocidade Rio – São Paulo deve ser divulgado no primeiro semestre de 2006. Essa é a expectativa do diretor do Departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, que participou do seminário “Encontro sobre Perspectiva e Oportunidade para o Setor Metro-Ferroviário de Passageiros”, promovido pela Abifer e Simefre nesta terça-feira, dia 13, no auditório do BNDES. O custo de implantação do projeto é estimado em US$ 8 bilhões, referente a um trecho de 400 km de extensão — ligará a Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, à Estação da Luz, em São Paulo.
Carneiro também confirmou que o governo de Goiás vai apresentar nesta quarta feira, dia 14, ao Ministério dos Transportes o projeto de construção de uma ligação ferroviária entre Brasília a Goiânia, conhecido como `Expresso Pequi`. O traçado terá 200 km de extensão e será percorrido por um VLT com velocidade média de 150 km/h a 160 km/h. “O VLT será movido a diesel. Esta decisão foi tomada para reduzir os custos”, explicou.
A ligação ferroviária entre Rio – São Paulo terá quatro via dupla em bitola standard e o trem percorrerá o trajeto sem paradas. O tempo de viagem será de aproximadamente 86 minutos e a velocidade comercial de 280 km/h. “O preço da passagem ficará em torno de US$ 50 e o trem fará integração com os metrôs de São Paulo e do Rio de Janeiro”, afirmou Carneiro, acrescentando que “dois projetos foram apresentados e serão analisados pelo grupo de trabalho responsável pelos estudos de implantação”.
O diretor se refere aos projetos apresentados pelo consórcio Oderbrecht/Siemens e pela consultora italiana Italplan. “O trecho já está sendo avaliado pelo Ibama para adequação às leis ambientais brasileiras”. De acordo com o diretor, a perspectiva de retorno do investimento será de 15 anos e o contrato de concessão terá um prazo de 30 anos.
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