A partir do segundo semestre do ano que vem, os usuários do Metrô de São Paulo deverão conseguir falar no telefone celular nas estações e nos trens. A Companhia do Metropolitano de São Paulo tem uma licitação em andamento para contratar uma empresa que instalará infra-estrutura para ser usada por todas as operadoras celulares. “A gente prevê assinar em janeiro”, afirmou Cristina Bastos, chefe do Departamento de Novos Negócios do Metrô.
A licitação prevê que o vencedor pagará R$ 200 mil por mês à companhia estadual, mais um percentual mínimo de 10% de seu faturamento. A concessão é de 10 anos. O vencedor irá negociar com as operadoras de telefonia móvel o quanto vai receber pelo uso da infra-estrutura, formada, basicamente, de uma rede de cabos que conectam pequenas antenas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A rede será compatível com as diversas tecnologias adotadas pelas operadoras brasileiras. Não haverá investimento do Metrô. O projeto já vem sendo discutido há algum tempo e a expectativa inicial era que este ano o sistema já estivesse funcionando.
Imagem positiva
O Metrô foi eleito o melhor serviço público na preferência do paulistano este ano. A “Pesquisa de Imagem dos Serviços Públicos e do Metrô” foi realizada pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) a pedido da companhia. Foram ouvidas 600 pessoas na capital, no ABC e na Grande São Paulo.
Seja o primeiro a comentar