Brasil, até hoje, não fabrica trilhos

Apesar do avanço do transporte ferroviário o segmento de trilhos ainda é o mesmo do século XIX. Em 1854, o empresário Irineu Evangelista de Sousa – o Barão de Mauá – importou os primeiros trilhos e inaugurou a primeira linha férrea do país, de 14,5 quilômetros, em Petrópolis. Após 152 anos, a logística brasileira continua a importar trilhos, que não são fabricados até hoje por nenhuma empresa brasileira.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Luiz Cesário Amaro da Silveira, disse que as siderúrgicas brasileiras até teriam condições de produzir trilhos, mas não entende o porquê de não fabricá-los. Uma possível explicação seria a falta de competitividade frente aos países produtores, como Espanha, Japão e China. `A concorrência internacional pode ser o maior entrave`, acrescentou o presidente da Associação Trens de Minas, Paulo Henrique de Azevedo Morais.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o país importou US$ 67 milhões em trilhos no ano passado, quase o dobro do montante verificado no exercício anterior, de US$ 34 milhões. Minas Gerais é o principal Estado importador. Em 2005, as compras mineiras atingiram US$ 22 milhões, também o dobro de 2004 (US$ 11 milhões). Em seguida vêm o Rio de Janeiro (US$ 12 milhões) e o Espírito Santo (US$ 10 milhões).

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Fonte: Diário do Comércio

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