Amapá concessiona sua ferrovia

Na última semana, o Governo do Amapá assinou o Contrato de Concessão da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), com a empresa MMX Logística, vencedora do processo licitatório por meio da Acará Empreendimentos e será a nova administradora da ferrovia por 20 anos.

Pode-se dizer que é a primeira vez que o governo estadual vende uma concessão, algo que não é comum de acontecer. Segundo informações do Governo do Amapá, a MMX, criada pela Acará Empreendimentos para a gestão da ferrovia, vai substituir a EBX Mineração que detinha a permissão para operar a estrada de ferro. Com a assinatura do contrato, a permissão da EBX automaticamente está encerrada.

O valor da concessão, de R$ 814 mil foi pago no ato da assinatura do contrato. A MMX Logística ofereceu garantias de R$ 7,8 milhões para operar o contrato, e está obrigada a fazer investimentos de R$ 40,7 milhões nos 193 quilômetros de estrutura ferroviária do Amapá nos próximos dois anos. O valor total da operação é de R$ 157,9 milhões.

`Este é um fato pioneiro em toda a história do Amapá. Vendemos a concessão e concluímos que todo o processo de outorga da Estrada de Ferro, desde a instauração do processo licitatório até o momento, foi feito com a mais absoluta transparência`, disse o governador Waldez Góes.

Apesar de ter vigência de 20 anos, o contrato assinado prevê que a MMX Logística invista, nos próximos dois anos, na recuperação das estações ferroviárias entre Santana e Serra do Navio, revitalize todo o leito da ferrovia com troca de trilhos, assim como modernização dos vagões e da sinalização em todo o trajeto. A empresa também será responsável por dotar os vagões cargueiros de melhores estruturas para transporte de minérios e produtos agrícolas.

UM POUCO DE HISTÓRIA – A Estrada de Ferro do Amapá, inaugurada em 1957, tem por principal objetivo o transporte do minério de manganês extraído e beneficiado na Serra do Navio, Estado do Amapá, que é embarcado para exportação pelo Porto de Santana, em Macapá, conforme informações do Ministério dos Transportes.

Principal riqueza do Estado do Amapá, o manganês teve sua exploração iniciada em 1957. Ali se encontram as maiores reservas do Brasil, chegando o Estado a extrair 80% da produção total de manganês do mercado brasileiro na década de 60.

Outras riquezas minerais – além do manganês, o Amapá tem também grande reserva de recursos naturais que inclui minerais como o ouro, explorado nos garimpos dos rios Calçoene, Cassiporé e Igarapé de Leona. Diamantes são também muito encontrados na região de Santa Maria. A 80 quilômetros da capital, Macapá, existe uma jazida de 9,6 milhões de toneladas de hematita, com 70% de ferro.

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Fonte: Net Marinha

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