Foi publicada nesta terça-feira (dia 14) no Diário Oficial do Estado de São Paulo a decretação de falência da Brasil Ferrovias. A decisão do juiz Caio Marcelo Mendes de Oliveira, da 2ª Vara de Falência e Recuperações do Fórum de São Paulo, já havia sido divulgada e foi contestada pela BF ( ler nota “Brasil Ferrovias vai recorrer contra falência”). De acordo com informações da 2º Vara de Falência de Recuperações, advogados da Brasil Ferrovias já retiraram os autos para o pedido de revogação da falência.
Junto com a publicação foi expedido, também, através do cartório da 2ª Vara de Falência de Recuperações do Fórum de São Paulo, o mandado de lacração e arrecadação que interromperá as atividades da empresa. A informação é do advogado da Scala Participações e Negócios Ltda., Elias Katudjian. “Um oficial de justiça e o administrador judicial, Tadeu Luis Laskowski ficaram de levar o ofício até a sede da empresa, em São Paulo”, afirmou o advogado.
Com a publicação no D.O., a Brasil Ferrovias terá até dez dias para recorrer da decisão de falência e reivindicar a volta de suas atividades. A Scala Participações e Negócios Ltda., entrou com o pedido a partir do não pagamento pela BF de uma promissória no valor de R$ 5,6 milhões.
“Na verdade o valor da dívida é o dobro. São duas promissórias, a primeira venceu em julho do ano passado e a segunda, no mesmo valor, vencerá em julho deste ano. Como a BF não realizou o depósito no ano passado dentro do prazo judicial, agora a oportunidade legal está ultrapassada”, afirmou Katudjian.
O que motivou a falência
O processo que levou à decretação da falência da Brasil Ferrovias começou em 2002 e teve como origem um financiamento concedido pelo Fundo de Investimentos da Amazônia (Finam) à Ferronorte, informa o advogado da Scala. Ele lembra que como forma de incentivo fiscal, empresas com Imposto de Renda a recolher podiam optar por destinar uma parcela de 18% do total do imposto para o Finam. Em contrapartida, recebiam ações de empresas com projetos aprovados pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
O banco JP Morgan (antigo Chase Manhattan) realizou essa transação e recebeu em troca as ações da Ferronorte, que, por sua vez, utilizou o dinheiro na construção do trecho Alto Taquari-Alto Araguaia (MT). Posteriormente os papéis foram transferidos para a Millenium (hoje uma das sócias da fábrica de vagões Santa Fé em sociedade com a ALL) que os repassou à Scala. Katudjian explica que a Scala realizou então a recompra das ações pela Brasil Ferrovias, quase quatro milhões de ações preferenciais. Em troca, a holding emitiu duas promissórias no valor de R$ 5,6 milhões, das quais uma delas venceu em julho passado culminando com a decretação de falência.
Falência da BF é publicada no DO
Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans
It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans
Payday lenders so why payday loans online look at.
Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Seja o primeiro a comentar