Os congestionamentos nas vias de acesso ao Porto de Santos, maior e mais importante complexo do Brasil, são um dos principais entraves gerados pela excessiva utilização do modal rodoviário no transporte de mercadorias. Como conseqüência, o País que ainda engatinha no comércio internacional, perde competitividade no setor.
A Libra Terminais, uma das maiores operadoras de contêineres do mercado nacional, busca alternativas para driblar os gargalos logísticos e garantir eficiência nas operações. Henry Robinson, diretor técnico da empresa, informou que está em fase de estudos um projeto que prevê a transferência de contêineres do terminal da empresa, localizado em Cubatão, até o terminal marítimo em Santos, através dos modais hidroviário e ferroviário.
De acordo com o diretor, na transferência hidroviária, seriam utilizadas barcaças em um percurso de 15 quilômetros de Cubatão, no estuário que dá acesso à área onde hoje está localizada a Usiminas, até o Terminal 37, em Santos. Com a solução hidroviária, é possível se organizar melhor e não fracionar os lotes, explicou Robinson, durante sua participação do 21º Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Eneph), que ocorreu, em Santos (SP).
Uma das alternativas da Libra, segundo informou o executivo, seria a adaptação de algumas barcaças utilizadas pela Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), empresa que pertence ao Grupo Libra. A CNA é a maior transportadora de hidrocarboneto da calha do Rio Amazonas e já opera mais de 40 barcaças na região, disse. O transporte de contêineres através do modal hidroviário se iniciaria do zero em Santos, apontou.
Conforme declarou Robinson, a Libra estuda ainda a possibilidade de realizar parcerias com estaleiros locais e construir um terminal hidroviário eficiente em Cubatão. Cogitamos a possibilidade de construir um novo cais. A área antes operada pela empresa Rio Cubatão pode ser uma das alternativas, comentou.
FERROVIA – O modal ferroviário também é visto como uma nova possibilidade para o transporte de contêineres operados pela Libra Terminais. Segundo o diretor técnico, a companhia pretende investir em vagões específicos. Além disso, em parceria com a concessionária MRS, deverá adequar um novo ramal ferroviário em Cubatão. Somente na compra de 60 vagões de dupla altura, os investimentos podem chegar a R$ 15 milhões, revelou.
Robinson ressaltou ainda que ambos os projetos estão em fase de estudos e serão feitas simulações para avaliar a eficiência dos modais hidro e ferroviário no transporte de 15 mil contêineres por mês no percurso de Santos até Cubatão. Faremos simulações apenas com a ferrovia, depois só com hidrovia e também um mix dos dois modais, afirmou.
EVENTO – A Libra Terminais será uma das expositoras do Floripa Trade Summit, evento que reunirá, em Florianópolis, Santa Catarina, os principais fornecedores de serviços e logística para exportadores e importadores. Em paralelo ao evento, acontecerá o Fórum Expressão NetMarinha, realizado em parceria com a Editora Expressão.
Seja o primeiro a comentar