A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) anunciou ontem que está investindo R$ 2,9 milhões este ano em estrutura de logística no Maranhão para poder atender à demanda recorde pelo embarque de soja pelo Porto do Itaqui. Este ano, serão embarcados cerca de 2,1 milhões de toneladas de 5 Estados – Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso e Pará -, o que representa uma aumento de 23,5% em relação ao ano passado.
Segundo o gerente-comercial de logística em São Luís, Evaldo Barbosa, o investimento se refere somente aos contratos de exportação já firmados pela companhia com sete empresas -Bunge, Cargill, Multigrain, ATM, Seagro, Inlogs e ABC Inco. -, que irão movimentar carregamentos do grão pelo porto maranhense.
“Hoje (ontem) estamos formando o primeiro lote, como 60 mil toneladas, que será embarcado num navio que chegará em 25 de março. Já temos estocados cerca de 25 mil toneladas. Para este ano, aumentamos a nossa capacidade de movimentar esta carga por ferrovia e criamos um esquema mais rígido de controle do despacho de caminhões para evitar as longas filas na porta da empresa”.
Para se preparar para a movimentação de soja por Itaqui, a CVRD aumentou a estrutura de estocagem, passando a contar com 6 silos com capacidade global de 196 mil toneladas, e construiu um segundo tombador de caminhões.
Uma outra novidade é o esquema de controle de chegada do produto a São Luís. A CVRD estruturou um esquema para evitar problemas com filas de caminhões na BR-135, que no ano passado chegou a somar dois mil caminhões por causa do descontrole do despacho de carregamentos no interior do Estado. “Um dos nossos clientes até enviou um funcionário de logística apenas para fazer o controle do fluxo de caminhões”.
Além disso, a empresa deverá movimentar cerca de 40% a mais de carregamentos pelas ferrovias Norte-Sul (FNS) e Estrada de Ferro Carajás (EFC). Isso quer dizer que a empresa vai movimentar 1,9 milhão de toneladas pelas suas ferrovias, o que significa 90% do volume que será exportado. Além disso, terá a capacidade de receber entre 10 mil e 12 mil toneladas diárias do produto -, entre 8 mil e 9 mil toneladas por ferrovia e 2,4 mil toneladas por rodovia.
Em 2005, a CVRD transportou 1,25 milhão de toneladas por ferrovias no Maranhão. Os números do ano passado mostraram que o sistema de embarque de soja no porto do Itaqui está começando a atrair produtores de Estados mais distantes. Cerca de 28 mil toneladas, ou seja 2% do que foi embarcado em Itaqui, vieram do Noroeste da Bahia.
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