O BNDES anunciou na manhã desta quarta-feira (dia 12) a normalização dos desembolsos do banco destinados à expansão da Linha 1 do Metrô Rio até a Estação Cantagalo. A liberação dos recursos foi retomada graças à assinatura do contrato de reescalonamento da dívida entre o BNDES e o governo do estado do Rio, no valor de R$ 847,5 milhões. Pelo acordo, o passivo será pago em prestações mensais e consecutivas até dezembro de 2017, com correção pela TJLP mais 2,5% de juros ao ano. Do total de R$ 847,5 milhões, R$ 146,5 milhões são referentes a débitos vencidos e R$ 701 milhões a valores vincendos.
O presidente do banco, Demian Fiocca, informou que até o final de 2007 serão repassados R$ 103,4 milhões para a expansão do metrô até a Estação Cantagalo. De dezembro de 2005 até agora o banco já desembolsou R$ 82 milhões para o Metrô Rio. “O BNDES retomou o repasse com base na decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizava a liberação dos recursos independentemente dos trâmites finais para o acordo da renegociação da dívida do estado”, afirmou.
O montante, cuja maior parte será liberada ainda este ano, vai permitir a conclusão da estação, construção de áreas de manobra, melhoria dos acessos, implantação e recuperação operacional de sistemas e a instalação de pilotos automáticos. “No cronograma, está previsto a inauguração da Estação Cantagalo em setembro deste ano. A obra civil está adiantada e até o final de 2007 será concluída a parte de sistemas”, disse Alexandre Farah, presidente da Rio Trilhos.
De acordo com Fiocca, o banco tem interesse em financiar a estruturação do sistema metroviário do Rio. “Encerramos uma pendência de natureza legal financeira. Vamos voltar a colaborar com o Metrô Rio, como acontece há duas décadas.” Desde 1982, a instituição já liberou investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão para o metrô carioca, o equivalente a 60% dos investimentos totais realizados pelo estado do Rio de Janeiro.
Estação General Osório
Farah informou que uma carta-consulta já foi entregue ao banco para o projeto de expansão da Linha 1 até a Estação General Osório, em Ipanema. “Os documentos já estão sendo apresentados, faltam apenas algumas atualizações”, disse Farah. Para a construção da Estação General Osório serão necessários investimentos da ordem de R$ 380 milhões na realização das obras, aquisição de sistemas e de material rodante (quatro trens de seis carros). Do total, R$ 311 milhões deverão ser financiados pelo BNDES.
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