Após viajar por mais de mil quilômetros numa insegura modalidade de transporte, sobretudo no Brasil, nove vagões e uma locomotiva desembarcaram sexta-feira na histórica cidade de Mariana, após percorrer mais de mil quilômetros em rodovias. A composição, tendo à frente uma antiga Maria-Fumaça, viajou em caminhões vindos de Turbarão, Santa Catarina, onde foram reformados para operar numa ferrovia turística de apenas 18 quilômetros, entre esta cidade e Ouro Preto, que será inaugurada em 21 de abril, data comemorativa da Inconfidência Mineira.
A ferrovia original foi inaugurada por Dom Pedro II, ainda no século XIX, e estava em desuso havia décadas. A composição não veio pelos trilhos em decorrência da sua bitola mais estreita que a utilizada no atual sistema ferroviária brasileiro. A obra de reconstrução respeitou o traçado e todas as características originais, incluindo o uniforme dos funcionários. Foram investidos R$ 40 milhões, dos quais três quartos são bancados pela Vale do Rio Doce.
A Maria-Fumaça foi construída em 1949, nos Estados Unidos, e foi restaurada cidade de Tubarão, antes de ser colocada nos trilhos da ferrovia e sob a supervisão da Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário. O trem turístico, que será semelhante ao que circula entre as cidades históricas de Mariana e Tiradentes, inicia seus testes nesta segunda feira. O trem chega para transportar não apenas o turismo, mas a cultura de nossa região, disse o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo, que foi ministro interino da Cultura no governo Itamar Franco.
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