Quatro vagões carregados com farelo de soja descarrilaram no começo da manhã desta terça-feira, no quilômetro 128,4 de ferrovia localizada entre as Estações Rio Claro Novo e Santana, próximo à divisa dos municípios de Santa Gertrudes e Rio Claro.
A composição férrea formada por três locomotivas e 69 vagões saiu ontem dos terminais do Alto Araguaia e Alto Taquari no Estado do Mato Grosso, com destino ao porto de Santos, onde a mercadoria seria exportada.
Segundo a assessoria de imprensa da Ferroban em São Paulo, na hora do acidente, o trem estava carregado com cerca de 6 mil toneladas de farelo de soja, peso esse considerado adequado aos padrões de segurança, conforme nota divulgada pela empresa.
Trabalhadores da Ferroban passaram o dia fazendo o transbordo da carga para outros vagões que continuaram a viagem ao Porto de Santos. O trecho danificado pelo acidente começou a ser refeito no começo da tarde e o tráfego somente será liberado por volta das 22h.
Os vagões danificados devem permanecer ao lado dos trilhos por aproximadamente três dias até serem removidos para uma das oficinas da Ferroban. A assessoria de imprensa informa que também foi necessário realizar a reprogramação de circulação.
A viagem de mais de 1.500 mil quilômetros duraria cerca de 3 dias e, segundo a assessoria de imprensa da Ferroban, esse é o primeiro acidente naquele trecho. Nem o maquinista e seu auxiliar ficaram feridos.
Seja o primeiro a comentar