Via Portuária deve assegurar exportações da BA

A reintegração do transporte ferroviário ao Porto de Salvador é apontada pelo superintendente de Transportes da Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (Seinfro), Osvaldo Campos Magalhães, como uma medida para a eficientização da logística da cidade. “A partir de 1998, o trem deixou de ter acesso ao Porto de Salvador”, destacou Magalhães. Essa é uma das sugestões à eficientização da Via Portuária, canal viário que vai desafogar o tráfego de carga pesada nas avenidas de vale. O projeto, retomado em fevereiro, vai consumir nova injeção de recursos de R$23 milhões, do governo do estado, mais R$3,2 milhões da prefeitura, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


 


“As projeções de crescimento de carga são grandes”, pontuou o superintendente da Seinfra. Desde a privatização do Terminal de Contêineres (Tecon), em 1999, a movimentação saltou de 50 mil TEU/ano, para 205 mil TEU, em 2005. A instalação de novos projetos industriais na Bahia, a exemplo da recém-inaugurada fábrica da Continental, em Camaçari, a expansão da Bahiapulp, e a inauguração, em 2007, do complexo da Bridgestone Firestone, foram destacados por Magalhães entre as obras de maior porte que justificam a intervenção logística.


 


“Nós não perdemos clientes, mas o que acontece é que a cidade sofre e o custo logístico aumenta”, disse o diretor-geral do Tecon Salvador, Demir Lourenço, referindo-se aos gargalos nas vias urbanas da cidade. Ele citou que, em função do trânsito, uma carreta faz cerca de duas viagens diárias entre o terminal e o Pólo Petroquímico de Camaçari, distante 45km do Porto de Salvador _ considerando-se o intervalo para carga e descarga _, metade do rendimento que poderia ser alcançado.


 


O projeto da Via Portuária, com execução da prefeitura de Salvador, prevê inicialmente a ligação do Largo Dois Leões ao Porto de Salvador. O complexo viário, que inclui um viaduto com 11,7 metros de largura e um túnel com 150 metros de extensão, será uma alternativa para o tráfego de caminhões pesados que carregam e descarregam no porto. A previsão é que a obra seja entregue no início do segundo semestre deste ano. A Via Portuária vai alcançar o pátio de contêineres através de um viaduto de 350 metros de extensão que vai passar sobre as avenidas Frederico Pontes e Oscar Pontes, em Água de Meninos, na cidade baixa.


 

Nas obras já foram investidos R$42 milhões, na recuperação da Rua General Argolo, na ampliação e urbanização da Estrada da Rainha, na construção da ligação Estrada da Rainha/Largo do Queimadinho e em indenizações pela desapropriação de áreas no entorno.

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Fonte: Correio da Bahia

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