A América Latina Logística (ALL) está em negociação com a ferrovia sul africana Spoornet para o fornecimento de seu sistema de controle de tráfego. Segundo o diretor de tecnologia da ALL, Carlos Henrique Corrêa, serão vendidos, num primeiro momento, 750 computadores de bordo que serão instalados em 750 locomotivas da companhia. A frota atual da empresa é de três mil equipamentos. O diretor de tecnologia não revelou o valor do contrato, mas cada computador de bordo fabricado pela ALL, custa em média US$ 6,6 mil.
O contrato, conforme o executivo, deverá ser assinado até julho e prevê a instalação de computador de bordo para controle de velocidade, cerca elétrica e caixa preta nas três mil locomotivas da Spoornet em dois anos. Esta é a primeira venda do equipamento da ALL e é um mercado onde há muita demanda e os maiores concorrentes são a Bombardier, a Alston e a GE que cobram em média US$ 30 mil por computador de bordo.
No projeto a ser implantado na Spoornet será utilizada a nova versão do computador de bordo, OBC II, utilizando tecnologia de comunicação GPRS (telefonia celular) para troca de informação com o sistema de licenciamento.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A tecnologia oferecida tem grande flexibilidade, sendo capaz de atender às necessidades específicas de cada cliente, ressaltou Corrêa.
Seja o primeiro a comentar