O BNDES deve investir este ano até R$ 1 bilhão em projetos do setor ferroviário. De acordo com o diretor de Infra-Estrutura, Wagner Bittencourt, os financiamentos são destinados principalmente para a solução de gargalos logísticos, compra de material rodante, modernização e recuperação da malha. Em 2005, foram investidos R$ 616 milhões na área ferroviária. “Temos uma agenda boa para o setor ferroviário em 2006. Nossa previsão é investir R$ 1,3 bilhão em logística, sendo quase R$ 1 bilhão em projetos ferroviários.”
Na avaliação do diretor, os novos projetos do setor deverão manter aquecida a demanda por material rodante nos próximos anos, especialmente a de vagões. “A construção da Transnordestina e da Norte-Sul, assim como as estratégicas da ALL para a Brasil Ferrovias são alguns dos fatores que podem aumentar a produção da indústria ferroviária. Os mecanismos necessários para a comercialização do material rodante nós já criamos”, disse ele. Bittencourt refere-se à linha de créditos destinada aos clientes de ferrovias para a compra de vagões, como, por exemplo, a Cargill e a Caramuru Alimentos.
“Há ainda uma série de projetos enquadrados pelo banco na área de siderurgia e petroquímica que podem elevar a capacidade de transporte das operadoras de carga.” De acordo com o diretor, a estimativa (realizada pelo Simefre) de fabricação de quatro mil vagões este ano, contra o recorde de sete mil unidades em 2005, ainda pode ser considerada excelente comparada aos baixos níveis de produção do passado. “Para nós, este ainda é um bom número.”
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