A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está investindo na modernização da Oficina de Manutenção de Material Rodante de Presidente Altino. Considerada uma das mais modernas entre as ferrovias brasileiras, a principal oficina da empresa vem passando por uma reformulação de layout nos últimos dez meses.
A seção de rodeiros, por exemplo, está sendo ampliada para aumentar sua capacidade de produção da média atual de 40 peças por mês para mais de 100. Esta infra-estrutura servirá para absorver a sessão de rodeiros da Lapa, que será transferida para o local. “Vamos unificar os serviços a fim de fazer a manutenção de toda a frota de trens e locomotivas de forma centralizada”, explica o eng° Eduardo Massa, coordenador de Mecânica da oficina.
A nova disposição também contempla uma sala inédita, de 40 metros quadrados, para inspeção de rolamentos ferroviários de pequeno e médio porte. Para viabilizar a ampliação do setor de manutenção de rodeiros, a seção de truques (conjunto de rodeiros) teve de ser deslocada para onde ficava a área de calderaria, também remanejada. Com 400m2, esta área específica é responsável pela desmontagem, reparo e troca de componentes dessas peças. Trata-se de uma das tarefas mais árduas da oficina. Neste setor, os equipamentos são, praticamente, desmanchados, para possibilitar fazer o diagnóstico preciso do que será reparado. Em média, por mês, são feitas intervenções em quatro truques de carros-reboque e dois de carros-motor dos trens.
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No entanto, a primeira área reposicionada, a partir de julho de 2005, foi a calderaria, que possui máquinas de solda dos tipos mig, tig, mag, plasma e oxiascetileno. “Atendemos a CPTM inteira, numa média mensal de 40 ordens de serviço, que variam desde coisas simples como uma grade, até caixas de engrenagens e reparo dos limpa-trilhos das composições”, observa Correia. Na estimativa do encarregado de Manutenção, Antônio Carlos da Silva, a CPTM possui cerca de 10 mil motores auxiliares. Destes, cerca de 50 passam pela Oficina de Altino, mensalmente.
Estrutura – Com cerca de 11 mil metros quadrados de área útil, a oficina de Presidente Altino só se compara a um hangar de aviões. Como numa linha de produção, funciona numa seqüência de tarefas que envolvem composições de até 350 toneladas. Se for incluído o abrigo de trens, localizado ao lado, com oito valas de manutenção, a área sobe para mais de 32.000m2. Dividida em duas especialidades: mecânica e elétrica, a oficina de Altino possui em torno de 200 funcionários distribuídos em 11 seções, para o atendimento da manutenção preventiva e corretiva de toda a frota da CPTM.
Os carros são içados pelos pórticos, os truques (conjunto de rodeiros, formados por eixos e rodas) retirados e desmontados, com o encaminhamento dos componentes para o setor específico. Depois do reparo, há a montagem e liberação dos trens. “Recuperamos os equipamentos danificados e entregamos em perfeitas condições de uso”, explica Fernando Correia, supervisor de Manutenção.
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