A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), lançou ontem os editais para a contratação de dois estudos que vão complementar informações aos projetos da Ferrovia Transnordestina. A estimativa é que os dois estudos custarão cerca de R$ 3,4 milhões e serão bancados com recursos do governo do Estado e da União. A Ferrovia Transnordestina vai custar cerca de R$ 4,5 bilhões e ligar a cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém (no Ceará) e ao Porto de Suape.
“O primeiro estudo vai fazer o levantamento dos vários tipos de transporte (modais) existentes entre Petrolina e Juazeiro”, explicou o secretario estadual de Desenvolvimento Urbano e Projetos Especiais, Francisco Petribú. A estimativa é que esse estudo custe cerca de R$ 1,8 milhão.
O estudo vai mostrar os tipos de transporte que podem serem complementares à Transnordestina. “Já existe uma ferrovia que chega até Juazeiro e é operada pela Companhia Vale do Rio Doce”,contou o secretário.
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Já o segundo estudo tem a finalidade de mostrar a viabilidade econômica e financeira do trecho da ferrovia, que vai ligar Petrolina, no Sertão do São Francisco, a Parnamirim, no Sertão do Araripe. O custo estimado do estudo é de R$ 1,6 milhão.
“A nossa idéia é mostrar que tem viabilidade econômica o escoamento da produção de grãos do oeste baiano por Suape”, falou Petribú, acrescentando que os estudos devem subsidiar a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) para a implantação do ramal Petrolina-Parnamirim da Transnordestina. Esse trecho não está incluído no traçado que o governo federal vem divulgando para o empreendimento.
Os dois processos licitatórios devem estar concluídos num prazo entre 40 e 50 dias, de acordo com o secretário.
Construção – Embora a maioria dos recursos do empreendimento seja público, ele será construído pela CFN, que tem a concessão para explorar o serviço ferroviário de Sergipe até o Ceará. Já foi divulgado que a solenidade que vai marcar o início da construção da ferrovia ocorrerá no dia 8 de junho na cidade de Missão Velha, no Ceará.
O primeiro trecho a ser construído será o de Salgueiro-Missão Velha, que já tem os projetos básico e executivo prontos e também obteve a licença ambiental, segundo informações da CFN.
O empreendimento é importante porque pode baratear o custo do transporte de vários setores, como o gesso produzido no Araripe.
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