A FTC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tubarão (SC), está reforçando a sinalização passiva nas passagens em nível. A ação inclui a pintura da palavra “trem” em uma extensão de 70 metros antes dos trilhos para alertar os motoristas nas vias consideradas de maior fluxo e o reforço da sinalização vertical com as placas de “Pare, Olhe e Escute”. A ação demandou investimentos de R$ 120 mil.
Na última semana a primeira passagem em nível começou a receber a pintura, na Avenida Pedro Zapelline, em Tubarão. Outros 23 cruzamentos rodoferroviários receberão a sinalização horizontal (de solo), e em mais 176 será realizada a manutenção da sinalização vertical.
Segundo a ferrovia, o investimento complementa o trabalho de alerta e conscientização da comunidade realizado pelo “’Programa Paz na Linha”, iniciado em 2005. O programa, que ano passado levou informações sobre segurança na linha férrea para cerca de 15 mil motoristas e 15 mil alunos da região, este ano deve ser implementado em 12 escolas municipais e estaduais e nos principais cruzamentos rodoferroviários de nove cidades catarinenses.
O técnico de Segurança Operacional da FTC, Marcelo Batista Cruz, afirma que atitudes simples podem evitar muitos acidentes. “Não colocar lixo nos trilhos, parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea e manter a distância de 6,5 metros ao caminhar próximo à linha, são algumas das principais atitudes preventivas”. Ele orienta também para que as pessoas não caminhem sobre os trilhos e não deixem crianças brincarem próximas à linha férrea. “Alguns utilizam a ferrovia como atalho para chegar em casa; bicicletas e motos são vistas freqüentemente nos caminhos ao lado do trilho e dentro da faixa de segurança. Isso é um ato imprudente e perigoso. Os trilhos servem apenas para a passagem dos trens e não podem ser utilizados para outros fins”, ressalta.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar