A Ipiranga Petroquímica (IPQ) acaba de fechar um contrato de transporte intermodal com a América Latina Logística (ALL) que permite a substituição gradual do modal rodoviário pelo ferroviário. O contrato terá um volume inicial de 48 mil toneladas por ano. A participação ferroviária na logística da IPQ é crescente: passou de 2,4% em 2005 para 7% em 2006.
A ALL é responsável por clientes, rotas, coletas e entregas predeterminadas, programadas e geridas pela Companhia Vale do Rio Doce, operadora logística da IPQ.
A operação intermodal começa com a coleta de polietileno na fábrica da Ipiranga Petroquímica em Triunfo (RS) e segue por ferrovias para os terminais da ALL em Araucária (PR) e Tatuí (SP). A resina segue de Araucária para a Grande Curitiba, e de Tatuí para a Grande São Paulo. Na operação rodoviária, as cargas petroquímicas são coletadas na fábrica ou nos depósitos de Triunfo (RS) e Novo Hamburgo (RS) e distribuídas para o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.
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Em 2005, a ALL triplicou o volume movimentado para a IPQ por meio de rodovias, criou uma unidade exclusiva para a operação rodoviária e passou de quinta para segunda transportadora no pool da Ipiranga. Para 2006, a previsão é movimentar 120 mil toneladas de polietileno para a Ipiranga Petroquímica.
Segundo Loivomar Santos, coordenador da operação dedicada, a operação intermodal trouxe uma nova alternativa à Ipiranga Petroquímica, que agora pode armazenar cargas nos terminais da ALL em Araucária e Tatuí e realizar a distribuição para clientes em Curitiba e São Paulo com um transit time sensivelmente reduzido.
Esse novo contrato alcançou um dos objetivos da estratégia em logística, que é a diversificação do modal rodoviário, que enfrenta crescentes dificuldades devido à falta de investimento em infra-estrutura. Além disso, haverá expressiva melhora na prestação de serviços com o aumento da qualidade e da velocidade na operação, destacou Geraldo Markus, gerente de logística da IPQ.
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