Mais de um mês depois de anunciar a viabilização de recursos para a retomada das obras da Linha Sul do metrô do Recife, o governo federal liberou, ontem, a primeira parte do dinheiro. Dos R$ 78 milhões garantidos por meio de medida provisória, R$ 40 milhões foram repassados e serão utilizados este ano. Com dinheiro em caixa, o Metrorec, gestor do sistema, acredita que os trabalhos de conclusão da Linha Sul, que ligará o Recife a Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, recomecem na próxima semana. Se os prazos se confirmarem, a previsão é que o metrô chegue à Estação Porta Larga, em Jaboatão, até o fim de 2006.
Como garantia de que, desta vez, as obras da Linha Sul serão retomadas, já que em abril a União anunciou a verba, mas o dinheiro não foi liberado, o superintendente do Metrorec, Sileno Guedes, informou que ontem mesmo fez o pagamento dos contratos pendentes. “Dos R$ 40 milhões, R$ 14,4 milhões serão utilizados para o pagamento de dívidas de 2005. Desde abril, quando a MP foi editada, nós temos conversado com as empresas responsáveis pelos contratos para que se preparem para a retomada dos trabalhos. Agora, é só uma questão de organizar os funcionários”, explicou.
Os 25,6 milhões restantes não serão utilizados apenas na Linha Sul. Os recursos permitirão a conclusão da sinalização entre as Estações Camaragibe e Rodoviária, a ampliação do terminal integrado de Camaragibe e a construção do novo terminal de Joana Bezerra, tudo na Linha Centro. Na Linha Sul, os recursos serão usados para concluir as oito estações restantes. Com exceção da Montes Guararapes, todas estão na fase de acabamento. Além disso, o Metrorec vai construir duas passarelas, duas subestações de energia e retomar a reforma dos trens.
As obras da expansão do metrô se arrastam desde 1998. A última paralisação aconteceu no dia 1º de fevereiro deste ano, também por causa do corte no envio de recursos pelo governo federal. “Desta vez, não acreditamos que isso volte a acontecer. A União editou uma medida provisória prevendo R$ 78 milhões para o metrô do Recife. Não teria porque contingenciá-los agora”, afirmou Sileno Guedes.
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Sem terminais – Ver a Linha Sul do metrô operando até Porta Larga no fim do ano será uma vitória para os futuros usuários do sistema, mas a demanda de passageiros ficará bem abaixo das 260 mil pessoas previstas por dia. Isso acontecerá porque a nova linha do metrô entrará em operação sem os terminais integrados com os ônibus, que levariam os passageiros para o metrô.
De acordo com Sileno Guedes, ainda este ano começará a construção do terminal integrado de Cajueiro Seco, numa parceria com a EMTU. Mas o terminal só entrará em operação no próximo ano. Os outros quatro terminais não têm previsão para ficar prontos. Como o sistema de sinalização da Linha Sul será provisório, a operação será manual, semelhante ao trabalho realizado entre as Estações Rodoviária e Camaragibe. Por isso, os trens trafegam com velocidade menor. A previsão é que quatro composições circulem, com intervalos de dez minutos.
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