Norte-Sul é a ferrovia do Brasil

Na terça-feira (23/05), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Estado do Tocantins para vistoriar os trechos das obras de ampliação da Ferrovia Norte-Sul, entre os municípios de Araguaína e Aguiarnópolis.


Além dos 38,5 quilômetros já construídos entre Aguiarnópolis e Darcinópolis, Lula acompanhou a entrega do Pátio Multimodal de Aguiarnópolis, que contou com investimentos do Governo Federal e cuja conclusão significa uma etapa estratégica para a operação da Ferrovia Norte-Sul, segundo comentou o presidente.


Dados do Ministério dos Transportes apontam que, no ano passado, foram investidos R$ 310 milhões nos diversos modais de transportes em Tocantins. Para 2006, a previsão orçamentária é de R$ 276,8 milhões, totalizando, nos dois anos, um investimento superior a R$ 586 milhões. A obra da Norte-Sul no Estado é realizada pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal federal vinculada à pasta ministerial.


Outros dois trechos da Ferrovia Norte-Sul encontram-se, atualmente, em obras no Estado. No trecho Ribeirão, Darcinópolis-Aguiarnópolis, está sendo construída a superestrutura ferroviária, com a colocação de dormentes, trilhos e brita numa extensão de 58 quilômetros. Também foram iniciadas as obras de infra-estrutura para construção de 103 quilômetros entre Babaçulândia e Araguaína, com previsão de término em dezembro de 2006.


A Ferrovia Norte-Sul, entre os municípios tocantinenses, é extremamente importante para desenvolver o Centro-Oeste do Brasil. É fundamental para o processo de integração da riqueza brasileira, para o processo de escoamento da nossa produção. Não vamos mais interromper uma obra com tamanha importância logística e econômica para o progresso nacional, ressaltou Lula.


O avanço da Ferrovia Norte-Sul até Araguaína, no Tocantins, programado para ocorrer ainda em 2006, é considerado um marco histórico. Em quatro anos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá construído 146,5 quilômetros da malha ferroviária, extensão proporcionalmente maior ao que se realizou nos quinze anos contados do início da obra, entre 1987 e 2002, quando foram concluídos 215 quilômetros do projeto.


Os 32 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins estão prontos. E a expectativa, segundo o governador do Estado, Marcelo Miranda, é de que até novembro deverão ser finalizados mais dois trechos, o que perfará a marca inédita de 193 quilômetros concluídos em um único ano.


O governo estadual acredita que quando pronta, a Norte-Sul consolidará o Tocantins como eixo fundamental de transporte das regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste do Brasil, além de ser um pólo estratégico de escoamento de cargas no território nacional.


Dos 1,55 mil quilômetros de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, aproximadamente, 724 quilômetros estará localizada em território tocantinense. As exportações do Tocantins também se tornarão mais competitivas em razão da ligação férrea com a Estrada de Ferro Carajás, no Pará, até o Porto de Itaqui, no Maranhão.


A Ferrovia Norte-Sul aponta um novo horizonte para o Tocantins. É a ferrovia da democracia, dos tocantinenses e, principalmente, a ferrovia do Brasil. Agora temos a garantia de que a obra não terá mais paralisação. Até o final deste ano, a previsão é de que 193 quilômetros do trecho férreo sejam implantados na região, afirmou o governador Marcelo Miranda.


PROJETO – A Ferrovia Norte-Sul é um projeto ferroviário estruturante de desenvolvimento nacional, que interliga as regiões brasileiras de maior consumo e fornecedoras de bens e serviços (Sul-Sudeste) ao Atlântico Setentrional, dotado de excelentes condições para embarque transoceânico de excedentes exportáveis, a preços competitivos.


Projetada para contar com 1,98 mil quilômetros de extensão, a ferrovia tem como pontos extremos a cidade de Belém, no Pará, e a cidade de Senador Canedo, em Goiás. Ao longo do traçado férreo está prevista a implanta

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Fonte: Net Marinha

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