O Metrô de São Paulo, a Infraero e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estarão, em até três meses, fazendo convites aos interessados em apresentar projetos para o Expresso Aeroporto, um trem de alta velocidade que ligará a Estação Barra Funda do Metrô, na capital paulista, ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Serão estabelecidos critérios pelo Estado para a seleção de um projeto, e depois define-se se será uma concessão ou uma PPP, diz o diretor de Planejamento do Transporte Metropolitano do Metrô de São Paulo, Renato Viégas.
Já existe um estudo, feito pela CPTM e a Infraero, que mostra ser necessário o investimento de US$ 500 milhões para a construção do trem, aproveitando a faixa de terra onde já existem as linhas da CPTM. Estimamos que o Expresso atenderá 39 mil passageiros por dia, diz Viégas. Uma cidade que recebe empresários estrangeiros precisa de acesso fácil a seu aeroporto internacional. E será essencial, se o Brasil quiser sediar a Copa do Mundo ou grandes eventos.
O Expresso Aeroporto percorrerá a distância de 31 quilômetros em 20 minutos. Dos US$ 500 milhões para a construção, US$ 200 milhões viriam do Estado, US$ 75 milhões da Infraero (que operaria os terminais) e US$ 300 milhões da iniciativa privada.
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A receita da operação do trem seria de cinco vezes o custo de manutenção, estima Viégas.
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