A empresa americana Motorola vai fornecer os softwares e hardwares para comunicação dos 20 novos trens da SuperVia fabricados pela Rotem, que a operadora recebe até o fim do ano — destes, quatro já estão no Brasil e a próxima remessa de quatro chega no início de junho. A implantação do novo sistema é uma condição técnica necessária para que os TUEs entrem em operação.
O sistema de rádio é digital com criptografia para voz e dados o que, de acordo com a SuperVia, trará privacidade e segurança na comunicação entre os trens e o Controle de Comando Operacional (CCO). A transmissão de dados de telemetria em tempo real sobre as condições dos trens permitirá às equipes de manutenção realizarem diagnósticos dos itens mais relevantes permitindo a antecipação das ações de manutenção do trem, que será realizada pela operadora, como também dos próprios rádios. Para operá-lo, os técnicos da SuperVia participaram de um treinamento oferecido pela empresa. O objetivo principal foi dar uma visão global do novo sistema que irá realizar a comunicação entre os maquinistas e os controladores do CCO.
Outra novidade é o console através do qual os operadores selecionam o trem com que desejam se comunicar, diferentemente do modo atual, que possui um display numérico e teclas para chamada seletiva. O novo console na verdade é um computador que permite que os comandos sejam feitos através do teclado ou do mouse.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar