O diretor da EIF Engenharia, Carlos Braconi, e o vice-presidente da China Northern Locomotive & Rolling Stock Industry Corporation (Loric), Gao Zhi, anunciaram nesta quarta-feira (dia 7), a criação de uma parceria para trazer ao Brasil, e aqui alugar, locomotivas fabricadas pela China Northern em suas fábricas de Dalian, na cidade do mesmo nome, e Sete de Fevereiro, em Beijing. Nas duas fábricas a empresa chinesa produziu no ano passado 380 locomotivas.
Da parceria faz parte a Solidez Corretora de Cãmbio Títulos e Valores Imobiliários, estabelecida em São Paulo e dirigida por Chao Hung de Oliveira, que vai montar a engenharia financeira da operação. Esta requer a criação de SPCs para importar as máquinas da China – uma SPC a cada operação – e alugá-las no Brasil.
“O custo da operação é alto, admitiu Carlos Braconi, principalmente para as locomotivas de 1.500 hp, sobre as quais recai tarifa alfandegárias de 14 % (NR: locomotivas deste porte são fabricadas pela GE no Brasil). Ainda assim é tão grande a diferença entre o preço de uma locomotiva fabricada na China e no Brasil, ou mesmo nos EUA, que a operação é compensadora”, afirmou. O objetivo é trazer locomotivas de 1.500 hp, para linhas leves, como na CFN, de 3.000 hp e de 4.000 hp. Mas nem Braconi nem os chineses revelam o preço da locomotiva made in China.“Podemos trazer até locomotivas de corrente alternada. Temos inclusive uma consulta de uma operadora brasileira para este tipo de máquina”, disse Braconi.
Segundo Gao Zhi, a China tem 70 mil km de linhas e 15 mil locomotivas em operação, das quais 65 % fabricadas pela China Northern, uma corporação estatal. A Loric é o seu braço exportador. A tecnologia foi desenvolvida ao longo dos 130 anos de existência da empresa e também em acordos de cooperação técnica com a GE, este já terminado, e com a EMD, ainda em vigor. A China Northern é capaz de fabricar os motores diesel, os motores de tração, geradores, controles, estrados e truques. Quase tudo nas mesmas duas fábricas, com poucos fornecedores externos, conforme o modelo da indústria em países de economia planificada.
Hoje a China Northern exporta locomotivas montadas para países da Ásia e da África. Mas vende também componentes – inclusive motores diesel – para os Estados Unidos, usando sua própria marca. Segundo Gao Zhi, estes motores são incorporados pelos fabricantes americanos – GE em particular – a suas locomotivas, usando a marca GE. No Brasil, a idéia é trazer as máquinas sem truques e fabricá-los aqui, nas duas bitolas.
Progressivamente, se o negócio se desenvolver, “poderemos estar fabricando locomotivas no Brasil a partir de 2010”, disse Zhi. As máquinas serão mantidas pela EIF, que obteve experiência adaptando e reformando locomotivas usadas importadas dos EUA. O aluguel será feito na base do hp/hora, ou seja, a disponibilização das máquinas caberá inteiramente ao fornecedor. Os clientes estão sendo prospectados.
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