O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta terça-feira (dia 6) a pedra fundamental para o início das obras da Nova Transnordestina, em Missão Velha, no Ceará. O presidente chegou de helicóptero ao marco zero da ferrovia e percorreu de trem os sete quilômetros entre o canteiro de obras da CFN e a pequena Estação de Missão Velha. Durante o trajeto, o presidente da CFN, Jayme Nicolato, apresentou detalhes do projeto a Lula, que classificou a Transnordestina como “o começo de um novo tempo para o Nordeste. A redenção do Nordeste’’.
Perante uma platéia estimada em cinco mil pessoas pelas autoridades municipais, Lula destacou os benefícios sociais da ferrovia — como a geração de 620 mil empregos ao longo dos próximos dez anos — e sugeriu ao presidente do grupo empreendedor da ferrovia (a CSN), Benjamim Steinbruch, que as obras sejam concluídas dentro do prazo máximo de três anos e não em quatro, como previsto inicialmente. A Nova Transnordestina ligará os dois grandes portos do Nordeste (Pecém, em Fortaleza, e Suape, no Recife) à fronteira agrícola formada pelo sul do Piauí, norte do Tocantins, sul do Maranhão e noroeste da Bahia, acima de Barreiras.
O novo projeto da ferrovia excluía a construção dos trechos Missão Velha (CE) /Salgueiro (PE) e Piquet Carneiro/Crateús (CE) da obra. Mas foram realizadas mudanças no projeto para inclusão do trecho Missão Velha(CE) /Salgueiro. O que será feito dentro do mesmo padrão tecnológico do novo traçado’, informou o presidente do BNDES, Demian Fiocca. Para este trecho da ferrovia já existe um projeto executivo, referente ao antigo traçado que interligava pelo interior as alças das antigas regionais da Rede de Recife, São Luiz e Fortaleza, hoje CFN. Já para o novo traçado não existe ainda um projeto executivo, nem data prevista para a sua conclusão — a análise do projeto de viabilidade econômica está a cargo do Banco do Nordeste (BNB).
Em seu novo traçado, a Transnordestina sairá do leste para o oeste. A primeira parte do projeto será a implementação do novo ramal ligando Eliseu Martins, no interior do Piauí, ao Porto de Suape. Esse ramal será interligado, em Salgueiro (PE), com o ramal que será remodelado e terá como destino o Porto de Pecém (CE). No total, serão construídos 646 km novos e recuperados outros 1.150 km da atual Transnordestina. A ferrovia terá cerca de 1.800 quilômetros de extensão e o investimento total é estimado em R$ 4,5 bilhões.
Do total de recursos, R$ 2,27 bilhões serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), cujo gestor será o BNB; R$ 900 milhões serão financiados pelo BNDES, dos quais R$ 400 milhões serão emprestados a partir do Finem (Financiamento ao Empreendimento); R$ 823 milhões pelo Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor); e R$ 1 bilhão pela CFN. Também estão envolvidos no projeto o Ministério da Integração, a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), a Caixa Econômica Federal e a ANTT.
Na cerimônia também estiveram presentes o atual e o ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Brito e Ciro Gomes, respectivamente; os governadores de Pernambuco, José Mendonça Filho, do Ceará, Lúcio Alcântara, e do Piauí, Wellington Dias; e a senadora Patrícia Gomes (PSB-CE).
Fernanda Thurler, de Missão Velha, CE.
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