Os quatro primeiros trens coreanos da SuperVia, adquiridos pelo governo do estado, foram apresentados à população nesta quinta-feira (dia 8) na gare da Estação Pedro II. Em uma viagem de aproximadamente meia hora entre as estações Madureira e Central do Brasil (Ramal Deodoro), passageiros puderam conferir o novo design dos carros fabricados pela Rotem. A expectativa do presidente da SuperVia, Amin Murad, é que os trens entrem em operação entre julho e agosto. “Os últimos testes estão sendo realizados”, disse.
Um pouco antes da apresentação dos novos trens, foram inauguradas as obras de modernização das estações de Madureira, Méier e São Francisco Xavier, todas na zona norte do Rio. O governo do estado investiu R$ 17 milhões na reforma dos terminais. “Nosso próximo passo é viabilizar a modernização de mais quatro estações: Cascadura, Caxias, Deodoro e Maracanã”, afirmou o secretário de Transportes, Albuíno Azeredo.
Para aquisição das 20 novas composições foram investidos cerca de US$ 100 milhões. “Do total dos recursos, 60% foram financiados pelo Banco Mundial. O estado contribuiu com uma contrapartida de 40%”, informou Azeredo. O prazo de conclusão de entrega é no final de 2006. “Nós já recebemos oito trens e mais dois estão no navio a caminho do Rio”, completou.
Com tecnologia de ponta, os trens coreanos são os mais modernos existentes no País, afirmou o diretor do Departamento de Transporte e Telecomunicações da Mitsui Brasileira, Mitsunobu Takagi. Segundo ele, entre as principais vantagens dos novos trens estão: a economia de 15% a 20% do combustível e os menores custos de manutenção.
Com capacidade para 1.300 passageiros cada, os trens são compostos por quatro vagões contíguos interligados por uma espécie de sanfona, permitindo aos passageiros circular entre um vagão e outro. Com design moderno, as novas composições têm espaço para portadores de deficiência e sistema de refrigeração computadorizado. Equipadas com computador de bordo, podem ser totalmente monitoradas on-line pelo maquinista.
Inicialmente, os novos trens vão circular nos ramais Deodoro e Santa Cruz, atendendo as linhas especiais Bangu/Central e Campo Grande/Central, todas na zona oeste do Rio, com possibilidade de realizar viagens experimentais em outras linhas. Com a entrada em operação das 20 unidades, a previsão é que capacidade de transporte aumente em cerca de 100 mil passageiros por dia. Atualmente, são transportados 300 mil passageiros diariamente pela SuperVia. .
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