A União liberou mais R$ 93 milhões do Orçamento Geral da União para a continuação das obras da Ferrovia Norte-Sul. De acordo com o superintendente de construção da Valec (empresa responsável pela construção da ferrovia), André Luis de Oliveira, com a liberação deste montante as obras do empreendimento serão aceleradas. De acordo com ele até o final do ano a estrada de ferro deve chegar a Araguaína.
Em recente visita ao Tocantins, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que até o fim de 2007 a Norte-Sul chegará a Palmas. Ele disse que o projeto de execução da obra e a licitação já estão homologados, e haverá, neste trecho, uma maior participação da iniciativa privada no processo de construção.
Incentivo
No último dia 31 de maio a Assembléia Legislativa aprovou o projeto de lei do governo do Estado, que isenta os trilhos utilizados na construção da Ferrovia Norte-Sul do diferencial de alíquota de ICMS relativo às aquisições interestaduais. A lei vai agilizar uma das maiores obras em construção no Brasil. Os recursos equivalentes ao imposto serão revertidos pela Valec (empresa responsável pela obra) na própria construção da estrada de ferro em território tocantinense.
A iniciativa da atual gestão reafirma o compromisso com o desenvolvimento do Estado, com a geração de emprego e renda para os tocantinenses e demonstra os aspectos democrático, moderno e humano do governo do Estado.
Ferrovia
A Ferrovia Norte-Sul, com 2.066 km de extensão, atravessa o cerrado brasileiro interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste, através das estradas de ferro Carajás, Centro-Atlântica, Ferroban e Sul-Atlântica.
No Tocantins serão construídos seis pátios multimodais, em Aguiarnópolis (pronta), Araguaína, Colinas, Guaraí, Gurupi e um outro entre as cidades de Palmas e Porto Nacional.
Valec divulga edital de subconcessão da Ferrovia Norte-SulValec
O edital da licitação da subconcessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Palmas (TO) está sendo analisado pelo Ministério do Planejamento e deve ser publicado ainda neste mês de junho. A informação foi dada pelo superintendente de construção da Valec (empresa responsável pela construção da ferrovia), André Luis de Oliveira.
O trecho corresponde a 720 km de estrada de ferro. De acordo com André Luis, a subconcessão funcionará como uma espécie de leasing, onde a empresa vencedora ficará responsável por 30 anos da manutenção da ferrovia no trecho licitado. Em contrapartida ela poderá explorar e operacionalizar a mesma.
O diretor de engenharia da Valec, Ulisses Assad, explicou recentemente que o patrimônio continua pertencendo ao seu verdadeiro dono, que é a União, porém a exploração e a operação da ferrovia será feita pela empresa ganhadora do certame licitatório por tempo determinado.
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