Afinal, a vez da Norte-Sul

Empurrado pela força-motriz da política goiana, parece que desta vez, finalmente, a Ferrovia Norte-Sul entra nos trilhos. Ou, em um sentido menos metafórico, a atual campanha presidencial e os discursos dos principais candidatos ao governo de Goiás se afinam em relação à necessidade de tirar os trilhos desta ferrovia do papel e implantá-los de verdade. Em 2001, com a licitação de um trecho orçado em 25 milhões de reais, em Goiás, partindo de Anápolis, parecia mesmo que finalmente a obra ia andar.


Terminaram infrutíferas as emendas ao Orçamento, após a revisão do projeto, tirando seu início de Senador Canedo e transferindo-o para Anápolis. A questão ambiental foi resolvida, mas a administrativa não. Terminou um governo, Lula da Silva assumiu e a máxima boa-vontade que teve com o projeto foi mandá-lo para a fila das Parcerias Público-Privadas.


A esperança em torno da concretização de um projeto sonhado e iniciado há 20 anos ressurgiu com uma visita de Lula a Goiás, em maio. O presidente declarou-se arrependido de, no passado, ter criticado o projeto, pediu desculpas para seu aliado senador José Sarney. Foi o então presidente que, contra resistências diversas, conseguiu implantar os 220 quilômetros da ferrovia que já funcionam em seu Estado, o Maranhão. No mea-culpa, Lula disse que agora entende a importância da ferrovia e vai lutar pela sua construção. E ainda que nesses últimos anos os trilhos não tenham avançado nenhum centímetro em Goiás, os principais candidatos ao governo se animaram a colocar a Ferrovia Norte-Sul em seus programas de governo.


Do lado dos candidatos que apóiam Lula, Barbosa Neto, do PPS, parece ser o maior entusiasta do tema. Enquadrou a Norte-Sul como a principal das obras no que ele chama de “projeto macro-estruturante” para o desenvolvimento econômico de Goiás. O pacote no setor de transportes inclui duplicação e melhoria de rodovias federais que cortam Goiás e até um novo corte na Hidrovia de São Simão. Mas o mais impactante é mesmo a ferrovia que sai de Anápolis e chega ao Porto de Itaqui, no Maranhão, num percurso de 1,5 mil quilômetros.


Candidato do PMDB, Maguito Vilela não demonstra tanto entusiasmo quanto Barbosa. Talvez até porque não saiu a aliança formal de seu partido com o candidato à reeleição presidencial e, embora Maguito fale que o apóia, seu partido titubeia na posição. De toda forma, o tema da Norte-Sul faz parte de seu proselitismo e é crível que ele estará entre os que, na medida do possível, vão cobrar de Lula o apoio efusivo que ele manifestou espontaneamente em sua visita a Goiás sobre a ferrovia.


Entre os principais candidatos, a paixão sobre o assunto fica mais intensa no lado da coligação da base governista. Em mais de uma ocasião — tendo seu vice ao lado — o então governador Marconi Perillo fez festa para anunciar a arrancada da Norte-Sul. Em seu primeiro governo, foi um deputado então do PMDB, Euler Morais, quem colocou areia no negócio: ao questionar formalmente a licença ambiental, levou a que as verbas da União para a obra fossem bloqueadas. A solução só veio com a mudança do início da ferrovia de Senador Canedo para Anápolis. A burocracia mais uma certa má-vontade do governo federal fizeram o resto.


Marconi e Alcides Rodrigues, seu candidato ao governo, hoje trabalham com a possibilidade de dois cenários, em relação a recursos federais em Goiás e, em específico, no que diz respeito à Ferrovia Norte-Sul. Num deles, ruim, Marconi se elege senador e Alcides governador, mas Lula também vence as eleições. Neste caso, somente se a bancada goiana conseguir se unir em torno do projeto, e atrair outras forças parlamentares, o governo federal se sensibilizaria por ele. Seria por pressão, não por vontade.


O cenário positivo refere-se à eleição de Geraldo Alckmin. O tucano tem seu colega de Goiás candidato ao Senado na mais alta conta. Nos bastidores, o que se diz é que, se Alckmin conseguir vencer Lula, Marconi será seu

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal Opção

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0