O retorno dos trens de passageiros em Bauru e região financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode trazer mais segurança e melhorar a conservação das linhas ferroviárias.
Como foi noticiado ontem no “Bom Dia”, o banco de fomento selecionou 14 trechos de São Paulo e Minas Gerais, para receberem recursos caso existam empresas interessadas em voltar a operar com os trens de passageiros.
O diretor do Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, José Carlos da Silva, afirma que o trecho entre Araçatuba e Bauru “praticamente teria que ser refeito”. “A segurança para transportar pessoas precisa ser muito maior, por isso toda a estrutura de dormentes deverá ser restaurada”, diz.
Outro resultado que ele cita é a reabertura de estações ao longo do trecho Bauru-Araçatuba, o que deve gerar a criação de empregos. Hoje o preço de uma passagem de ônibus para Araçatuba é de R$ 28,60 e o tempo de viagem é de 2 horas e 40 minutos em linha direta.
Se o ônibus parar em cidades do trecho, a viagem demora cerca de 4 horas. No antigo trem da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A), o trajeto era cumprido em 4h30.
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