A EF Vitória a Minas já instalou em 60 das suas 310 locomotivas um sistema de pilotagem automática chamado Sistema Especialista/Piloto Automático, capaz de conduzir o trem sem intervenção do maquinista do início ao fim do percurso. O software foi desenvolvido pela própria ferrovia para ser carregado nos computadores de bordo instalados pela Alstom em todas as locomotivas da EF Vitória a Minas.
Os computadores são parte do novo Sistema de Gestão Ferroviária e serão instalados em toda a frota até dezembro. O piloto automático é inédito nas ferrovias de carga do Brasil e do exterior, embora seja comum nos metrôs. O número de variáveis no percurso longo de um trem de carga é tão grande que até hoje impediu sua utilização.
Com o piloto automático a EFVM espera poder voltar ao trem tipo de 320 vagões, que abandonou por dificuldades na condução. O piloto automático é capaz evitar os erros do maquinista. Em um trem de 320 vagões as imprecisões naturais de um operador humano podem causar dificuldades insuperáveis. Atualmente a EFVM opera com trem tipo de 240 vagões.
O sistema combina uma programação fixa – onde a memória informa, por exemplo, a aproximação de uma passagem em nível – com uma interface dinâmica. Esta percebe os esforços criados pelas rampas e curvas e em função disso comanda as locomotivas, inclusive através de locotrol: acelera, desacelera, freia, buzina e se necessário aplica emergência. O maquinista permanece a bordo e, se necessário, retoma o comando manual com um simples toque nos controles.
O objetivo é, em primeiro lugar, ganhar em segurança e em segundo em eficiência energética. A intenção é alcançar o percurso ideal, ou “golden run”, somente possível com o uso da eletrônica.
Seja o primeiro a comentar