Os entusiastas do ramal Mossoró/Natal estão de olho em R$ 1 bilhão que a trade japonesa Mitsui tem para investir no Nordeste, sobretudo na logística marítima. Na tentativa de trazer o montante para o estado, no próximo dia 17 uma comitiva potiguar se reúne com a empresa na sua sede, em São Paulo. O projeto vai custar R$ 829 milhões, dos quais cerca de R$ 207 milhões virão de Parcerias Público-Privadas.
Farão parte do grupo que vai aos japoneses o presidente da Companhia Docas do RN (Codern), Renato Fernandes, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Gadelha, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), Vilmar Pereira, e o economista e consultor Antônio Luis Soares, da Petcon, empresa que elaborou o estudo de viabilidade técnica e econômica do projeto.
Eles levam uma cópia do projeto, que inclui melhorias no porto de Natal e a construção de um terminal de granéis sólidos – para escoamento principalmente de minério de ferro – além de um demonstrativo de investimentos e projetos da Codern. ‘‘Vamos mostrar a posição geográfica privilegiada do RN e que o projeto é um instrumento facilitador da logística. O secretário Thiago vai mostrar o que o estado pode oferecer em incentivos fiscais, infra-estrutura. Se a Mitsui se interessar será uma das maiores parceiras’’, diz Fernandes. A expectativa é que os rercursos sejam injetados no conjunto da obra.
O presidente da Cordern diz ter ficado a par sobre a intenção dos investidores através do jornal Gazeta Mercantil.A Petcon, que já havia prestado serviços a Mitsui, ficou responsável por articular o encontro, marcado para ocorrer as 9h do dia 17, entre os potiguares e o presidente da empresa, Takao Omae. ‘‘O estado tem que se apresentar. Conseguir recursos dessa monta não é coisa fácil. Também fomos procurados por algumas empresas interessadas em participar, entre elas a Brafer, de construção de estruturas metálicas’’, diz Fernandes. Atualmente as expectativas também giram em torno do Orçamento Geral da União (OGU 2007), para saber quanto será destinado à ferrovia.
RAMAL
O ramal de 470,2Km irá de Natal a Mossoró com ramificações em São Gonçalo do Amarante, Afonso Bezerra, Macau, Guamaré, Assu, Jucurutu e Areia Branca. Segundo o estudo da Petcon, serão recuperados 240Km de linhas férreas – sendo 203,1Km do trecho Ceará Mirim-Macau e 38,9Km do trecho da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – além de construídos mais 228,2Km. Através dos trilhos poderão ser transportadas mercadorias como minério de ferro, calcário, cerâmica, açúcar refinado, cimento ensacado, frutas, óleo diesel, e sal.
Entre as perspectivas dele estão a de gerar uma logística mais competitiva, reduzir custos e originar negócios por onde passar. Os especialistas dizem ainda que deve aumentar em cerca de 17% a arrecadação de ICMS no RN. E que embora não se saiba quando começará a ser concretizado, há a expectativa de que as obras durem seis anos. Num prazo de dez anos o dinheiro investido deve ser reembolsado.
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