Obras da Transnordestina começam com atraso

Foram iniciados o desmatamento e a limpeza da área por onde passarão os trilhos da ferrovia Transnordestina, na última terça-feira, no município de Missão Velha, a 560 quilômetros de Fortaleza, capital cearense. O primeiro trecho a ser construído terá 101 quilômetros de extensão e vai ligar Missão Velha, no interior do Ceará, a Salgueiro, Sertão Central. No último dia 6 de junho, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma solenidade de início das obras da ferrovia. Pela legislação eleitoral, ele só poderia inaugurar esse tipo de obra até o dia 30 do mês passado.


Houve um espaço de 42 dias entre o anúncio oficial do começo das obras e o seu início. Esse tempo foi necessário para a construtora montar o canteiro de obras e também para conseguir as últimas licenças para a construção do empreendimento, segundo informações da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), empresa responsável pela construção do empreendimento.


Esse primeiro trecho do projeto deverá ter um custo de cerca de R$ 300 milhões. A ferrovia custará R$ 4,5 bilhões, dos quais grande parte sairá dos cofres da União. A expectativa da CFN é que esse primeiro trecho seja concluído num prazo de 12 a 14 meses. Somente os serviços de infra-estrutura, como terraplenagem e drenagem do local por onde vão passar os trilhos poderão ser concluídos num prazo de até cinco meses.


EXTENSÃO – A ferrovia terá 1.860 quilômetros, saindo de Eliseu Martins, no Piauí, e indo até os portos de Pecém (próximo à Fortaleza) e Suape. Desse total, 905 km serão de linhas novas. O restante já existe e será recuperado. A construção de todo o empreendimento vai precisar de três anos.


O projeto da ferrovia também prevê a construção de dois terminais de grãos, que serão instalados em Suape e em Pecém.


O empreendimento é importante para a região, porque vai possibilitar um transporte mais barato para produtos, como o gesso da Região do Araripe, as frutas do Vale do São Francisco e os grãos do Oeste baiano.


O primeiro projeto – embrionário – de fazer uma ferrovia que ligasse o sertão ao litoral do Nordeste foi feito em 1874.

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Fonte: Jornal do Commercio

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