Os dois primeiros TUEs da série 4400 da CPTM que estão sendo reformados pela Siemens começam a ser entregues em agosto. Ao todo são dez trens que passam por um processo de reforma que também inclui modernização e revisão. O valor do contrato é de R$ 54,4 milhões e, de acordo com a empresa, toda a remessa deverá ser entregue até o final de 2007. Os trens entrarão em circulação assim que passarem pela fase de testes, informou a companhia, sem, no entanto, especificar o período de duração dos testes.
Os TUEs receberam equipamentos novos, incluindo sistema de freio Kbr XI-T (da Knorr-Bremse) com manipulador integrado tração-frenagem e sistema de pega-mãos mais ergométrico e com melhor distribuição e segurança de passageiros no interior dos carros. O revestimento interno e os bancos estão recebendo nova pintura e o piso terá sistema antiderrapante.
Foram realizadas melhorias inclusive na iluminação, que contará com um dispositivo de emergência, facilitando a comunicação com o maquinista em caso de acidente. Além disso, as cabines de controle foram dotadas de um novo sistema de tração com manipulador integrado tração-frenagem e um novo gráfico de eventos, que permite uma análise mais segura dos parâmetros operacionais do trem.
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