O Trem do Pantanal deverá entrar em operação ainda este ano. Essa é a previsão do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e do governador Zeca do PT, que fizeram o anúncio na estação ferroviária corumbaense durante assinatura de convênios que permitirão ativar o primeiro trecho da linha férrea para o transporte de passageiros entre Corumbá e Porto Esperança, num trajeto de 88 quilômetros. “Esse trem, que corta o Pantanal, é um atrativo espetacular e, nosso sonho é fazê-lo chegar até Campo Grande”, afirmou Mares Guia.
No convênio assinado com o Governo do Estado, o Ministério do Turismo disponibiliza R$ 1 milhão para obras de reforma de prédios; saneamento básico e oficinas de capacitação para a comunidade. Todo o recurso – que tem contrapartida Estadual de R$ 100 mil – será investido em Porto Esperança. A verba, segundo o ministro, já teve lançamento no Diário Oficial da União (DOU). Em novembro, serão liberados mais R$ 800 mil pelo Governo Federal, antecipou Mares Guia, que vê como certa a entrada em operação ainda em 2006.
“Temos que usar o trem como logística para desenvolvimento do turismo local, e vamos atrair gente do mundo inteiro e do Brasil também. Porque o brasileiro não conhece o Pantanal”, declarou. O ministro ainda afirmou que Corumbá tem potencial turístico “extraordinário” e, em sua avaliação, o trem de passageiros irá fortalecer essa qualidade. “Ele (o trem) vai cortar essa maravilha da natureza que é o Pantanal, mas precisa ter preço acessível para o povo viajar nele”, observou.
Ao classificar o Trem do Pantanal como um importante instrumento para incremento turístico, Mares Guia destacou o impacto positivo que o setor causa na economia. “O turismo é hoje a maior atividade econômica da Terra, porque gera emprego; distribui renda e gera divisas. O turismo precisa das pessoas”, ressaltou.
O governador Zeca do PT enfatizou que o trem começará a circular ainda neste ano. “O trecho da via permanente Corumbá-Porto Esperança está pronto. O dinheiro para a reforma das estações está liberado; os vagões estão prontos. Concluídas as reformas das estações de Corumbá e de Porto Esperança, imediatamente estaremos com todas as condições para inaugurar o trecho. Imagino que logo após a campanha eleitoral, mais tardar em dezembro, vamos inaugurar esse primeiro trecho, com as duas estações reformadas e com condições de receber turistas para gerar renda e emprego”, declarou.
Para o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, os recursos liberados para o Trem do Pantanal, pelo Ministério do Turismo, confirmam a importância em diversificar o segmento. “Temos apostado muito no setor turístico, é um segmento que tem contribuído muito para o fortalecimento da economia, e com a diversificação gera emprego e renda para nossa gente”.
Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, o trem de passageiros irá “potencializar ainda mais as riquezas e atrativos naturais do santuário ecológico que é o Pantanal”.
“O trem está pronto para apitar” disse ao Corumbá On Line o diretor-presidente da Brasil Ferrovias/ALL, empresa que detém a concessão da malha ferroviária Corumbá (MS) – Bauru (SP), Elias Nigri.
“A reforma da via férrea até Porto Esperança está concluída; a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já vistoriou e liberou o tráfego e o trem já pode andar. Agora é só aguardar a finalização das reformas das estações”, garantiu.
O Trem do Pantanal é composto por cinco vagões, sendo três de passageiros; 1 restaurante e 1 panorâmico. Tem poltronas reclináveis; cabine com cama e toaletes. Equipado com ar condicionado, circuito interno de televisão, equipamentos de vídeo e áudio e serviços de internet.
A composição, com toda a via completa, passará por 15 estações, entre elas Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda, Bodoquena e Corumbá. Na 1ª etapa serão reformadas quatro estações ferroviárias: Aquiduana, Piraputanga, em Corumbá, as de Albuquerqu
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