O mercado de transporte e logística que atende indústrias da Serra gaúcha vai esquentar nos próximos tempos. O presidente da América Latina Logística, Bernardo Hees, afirmou nesta quarta-feira (30/08), durante palestra para empresários na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), que a empresa pretende conquistar grandes clientes na região da Serra gaúcha, como por exemplo, empresas do setor moveleiro. A estratégia da ALL está baseada na oferta de serviços completos de logística, retirando carga de dentro das fábricas e levando até o porto de Rio Grande com vantagem competitiva sobre o mercado atual.
Segundo Hees, o terminal intermodal localizado em Esteio, que fica na região metropolitana de Porto Alegre e está bem localizado na rodovia que desce da Serra, tem operações em ótimas condições para realizar o transbordo das cargas para os trens que vão direto para o porto de Rio Grande. Este terminal é uma parceria da ALL com a empresa Standard Logística. Podemos trabalhar um plano logístico para os clientes, que é muito vantajoso, com certeza, argumentou o executivo.
No Estado do Rio Grande do Sul, a ALL tem tido resultados invejáveis. Houve crescimento no volume de cargas agrícolas e, principalmente, industriais acima da média de outros Estados. Somente no primeiro semestre de 2006 o volume de cargas industriais movimentado pela ALL foi o dobro do que o volume movimentado no primeiro semestre de 2005, apontou o convidado da Federasul. Nos outros Estados onde a empresa atua, o crescimento da movimentação de cargas industriais fica em torno de 20% a 25% ao ano, complementou Bruno Carvalho de Souza, gerente de negócios industrializados, que estava presente na entrevista concedida por Hees antes da palestra.
INVESTIMENTOS – Bernado Hees anunciou investimentos que somarão R$ 1,5 bilhão no país no período 2007/2012, para a recuperação de ativos e em tecnologia. Deste total, o executivo preferiu não revelar quanto será investido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (os estados de atuação da ALL).
Para este ano, a previsão de investimentos passa de R$ 300 milhões na recuperação da malha ferroviária. Além disso, a empresa acredita que as PPPs podem funcionar bem para a reestruturação da infra-estrutura no Brasil e espera passar o processo eleitoral para desenvolver alguns projetos neste sentido. Um deles, deve ser uma linha entre Porto Alegre e Rio Grande.
No Rio Grande do Sul a empresa detém mais de três mil quilômetros de malha ferroviária, operando 30 trens por dia e 1,8 mil vagões circulando (cada trem carrega em média 60 vagões). O volume de grãos movimentados no Estado é de 450 mil toneladas por mês, sendo 15 mil toneladas por dia. O volume de industrializados de cargas gerais é 68 mil toneladas por mês, 2,3 mil toneladas por dia e outras 150 mil toneladas de líquidos (diesel, gasolina e álcool), 6 mil toneladas por dia.
Os principais produtos transportados no território gaúcho são: granéis – soja (51%), milho (13%), trigo (15%), fertilizantes (12%) e arroz (9%). Industrializados – cargas gerais: arroz (20 mil toneladas, 30%), madeira (20 mil toneladas, 30%), petroquímicos (6,8 mil toneladas, 10%), siderúrgicos (10%), leite (10%), contêineres (cargas frigorificadas e cargas secas, 10%).
A ALL é a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, tendo faturado R$ 1,2 bilhão em 2005. A empresa obteve lucro líquido de R$ 98 milhões no primeiro semestre de 2006, crescimento de 97% em comparação ao igual período do ano passado. No segundo trimestre, a ALL obteve R$ 179 milhões, 22% superior ao registrado no período equivalente do ano anterior. O lucro líquido do segundo trimestre foi de R$ 80 milhões, 131% superior ao segundo trimestre do ano anterior. Durante o período, a ALL registrou um aumento de volume total de 8,8%. Na unidade de commodities agrícolas o v
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