MRC entra no mercado de aluguel de locomotivas

A MRC Serviços Ferroviários e Participações, braço de investimentos em ferrovias do grupo japonês Mitsui, vai receber no final de setembro um lote de 25 locomotivas usadas fabricadas pela GE para serem alugadas no Brasil. A informação é do gerente Financeiro, Kazuhico Ono. Segundo ele, 75 máquinas de segunda mão serão desembarcadas no País com este propósito até o final do ano. O investimento total na aquisição das locomotivas foi da ordem de R$ 100 milhões.


“Optamos pelas locomotivas usadas devido à urgência exigida pelas operadoras nas negociações. Se a opção fosse por comprar máquinas novas, levaríamos dois anos para receber o primeiro lote”, explicou Ono, acrescentando que as locomotivas alugadas têm potência entre 2.500 e 3.000 HP. “O aluguel será feito com base no pagamento HP/hora e a disponibilização das máquinas será de responsabilidade do fornecedor”, afirmou.


O executivo não revelou quais as operadoras e os valores envolvidos nas negociações, mas afirmou que são clientes com contratos de locação de vagões junto à empresa. Sabe-se que a ALL e a Brasil Ferrovias têm contratos de leasing operacional de vagões com a MRC. “As negociações para locação das locomotivas foram realizadas diretamente com as concessionárias, os clientes das ferrovias não foram contatados”, afirmou. A rebitolagem das máquinas usadas será de responsabilidade da MRC. “Vamos terceirizar o serviço.”


Dentro dos planos da empresa, o próximo passo será a importação de locomotivas novas da China, , diz Ono. “Sabemos dos preços e os prazos de entrega dos fabricantes, mas não iniciamos contato direto com nenhum deles ainda.”


Com relação à frota de vagões, a MRC espera para o segundo semestre um lote de 1.050 vagões hopper e tanque fabricados pela Amsted-Maxion e Randon para serem alugados aos clientes da ALL, entre eles a Bunge e a Imcopa. Hoje, a frota operacional da MRC é de 2.143 vagões. “Nos próximos dois anos, esperamos atingir 5.000 unidades”, informou Ono. No último dia 9 de agosto, o BNDES aprovou um financiamento de R$ 40,947 milhões que somados aos R$ 10,236 milhões de recursos próprios da MRC serão destinados à compra 249 vagões hopper que serão alugados pela Imcopa e operados na malha da ALL.

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Fonte: Folha de São Paulo

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