O número de mortos na colisão entre um trem magnético de alta velocidade (Transrapid) e um veículo de manutenção em Emsland, no norte da Alemanha, chegou a 25 nesta sexta-feira.
Segundo o porta-voz da polícia Martin Ratermann, o número de vítimas subiu para 25 depois que novas buscas foram realizadas no trem, que se acidentou a cerca de um quilômetro da estação na vila de Melstrup. Segundo autoridades, dez pessoas foram resgatadas com vida.
O acidente ocorreu quando o trem (sem condutor e com um sistema de suspensão magnética em teste) com 29 passageiros viajava a cerca de 200 km/h –a velocidade exata na hora do acidente ainda não foi determinada, mas esse tipo de veículo ultrapassa 400 km/h.
O Transrapid passou pelo trilho elevado na cidade de Lathen por volta das 9h30 (4h30 de Brasília), segundo o porta-voz da polícia Helge Nestler.
Bombeiros usavam escadas para retirar as pessoas de dentro do trem, que viajava sobre um trilho elevado. A comarca de Emsland é a única área por onde passa o trem de suspensão magnética que alcança a velocidade máxima de cerca de 450 km/h.
O trecho de viagem do Transrapid entre Lathen e Dörpen é de 31,8 km –considerado a maior instalação-teste do mundo para um trem de suspensão magnética, segundo o ´Spiegel´. O trem funciona em Lathen desde 1985, e transporta diariamente cerca de mil pessoas.
Erro humano
O trem passava regularmente por manutenção e, segundo Rudolf Rudolf Schwarz, porta-voz da IABG, companhia responsável pela circulação do trem, a tragédia foi resultado de erro humano. O acidente não foi conseqüência de falha técnica, e sim de erro humano, afirmou.
Segundo Schwarz, a IABG ainda colhe informações mais detalhadas a respeito do acidente.
Estamos tentando reunir o maior número possível de detalhes, afirmou, acrescentando que o trem, que pode chegar a 450 km/h, trafegava a cerca de 200 km/h na hora do acidente.
No mês passado, um trem de suspensão magnética pegou fogo em Xangai, na China. Não houve registro de feridos.
Luto
A chanceler alemã, Angela Merkel, deixou uma conferência em Berlim e se dirigiu ao local do acidente de helicóptero. Vestida de preto, ela disse que seus pensamentos estão com as vítimas. Quero mostrar [aos parentes] que estou ao lado deles, afirmou Merkel.
Hoje, estamos de luto, disse ela. Em maio passado, em visita à China, Merkel viajou no trem de suspensão magnética que liga o aeroporto internacional de Pudong a Xangai.
O ministro alemão dos Transportes, Wolfgang Tiefensee, adiou uma viagem que faria à China para poder visitar o local do acidente.
Saiba mais sobre o trem magnético de alta velocidade
Um trem de suspensão magnética de alta velocidade conhecido como Transrapid colidiu nesta sexta-feira a 200 km/h contra um veículo de manutenção em Emsland, norte da Alemanha, matando 23 pessoas.
Saiba mais sobre o Transrapid:
– O trem-bala trafega a uma velocidade de até 420 km/h em sua linha de 32 km em Emsland, área remota do norte da Alemanha, perto da fronteira com a Holanda.
– Trafegando mais de três vezes acima da velocidade de um trem convencional, o Transrapid utiliza um sistema de suspensão magnética localizado 1 cm acima da linha, que fica cerca de 5 a 8 metros acima do nível do solo.
– O Transrapid utiliza uma construção que impede o veículo de 110 toneladas de sair da linha.
– Centenas de milhares de turistas pagam para fazer viagens no trem todos os anos, desde 1995.
– Tentativas de construir uma linha comercial do Transrapid na Alemanha foram impedidas por ambientalistas, deixando projetos inacabados.
– Há propostas para a construção de um trem-bala que ligue o aeroporto de Munique ao centro da cidade. Um segundo plano que previa a construção de uma linha entre Hamburgo e Berlim foi descartado.
– A China foi o primeiro país a ut
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