O presidente Lula visitou nesta quinta-feira (dia 31) as obras do complexo do Terminal de Granéis do Guarujá (TGG)/ Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), localizado na margem esquerda do Porto de Santos, no bairro de Conceiçãozinha, no Guarujá (SP). O projeto, avaliado em R$ 440 milhões, prevê a modernização e a substituição das instalações do antigo terminal de fertilizantes pela estrutura do Termag (com capacidade de descarga de três milhões de toneladas/ano de fertilizantes e enxofre); além da construção do TGG com capacidade de movimentação de cinco milhões de toneladas/ano de soja e derivados. Os terminais vão contar com vias de acesso ferroviário e rodoviário e estão previstos para entrar em operação em janeiro de 2007.
A visita foi acompanhada pelo diretor-superintendente do TGG, Washington Flores, o governador de São Paulo, Cláudio Lembo, o presidente do BNDES, Demian Fiocca, e por representantes das empresas parceiras no projeto, entre eles, o presidente da Bunge Fertilizantes, Mario Barbosa, o presidente do Grupo Amaggi, Pedro Jacyr e o presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees.
Na ocasião, Lula e Fiocca anunciaram a aprovação pelo BNDES de financiamento de R$ 175 milhões para a construção do TGG, o que representa 55% do investimento total, R$ 321 milhões. O projeto do Terminal de Granéis do Guarujá engloba a construção de um sistema para descarga de trens e caminhões e de manuseio de grãos (que compreende a construção de dois armazéns, quatro torres de carregamento e um conjunto de esteiras transportadoras) e instalações administrativas.
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“Planejado da terra para o mar, o novo terminal tem como diferencial o fato de viabilizar o transporte ferroviário para uma região atendida predominantemente pelo modal rodoviário. A capacidade da ferrovia vai possibilitar a redução em até 2.500 caminhões da fila diária de veículos nas rodovias e nos municípios ao longo dos 1.500 km de transporte desde a região produtora até o porto”, afirma Washington Flores diretor-superintendente do TGG.
A construção e reforma dos terminais é um empreendimento da ALL em parceria com as empresas Bunge e Amaggi. O TGG corresponde a uma área de 340 mil m2 dentro do complexo TGG/ Termag (parceria entre Fertimport, Ferronorte/ALL e Bunge) que foi arrendado em 2002 à Ferronorte, e compreende uma área total de 498 mil m2 localizada no antigo terminal de fertilizantes do Porto de Santos.
Segundo informações da ALL, o TGG deverá receber grande parte da produção do Centro-Oeste do Brasil, o que poderá representar um incremento de quase 50% no volume total de soja e farelo de soja movimentado pelo Porto de Santos em 2005. A operadora pretende investir nos próximos cinco anos R$ 1,5 bilhão na Brasil Ferrovias e Novoeste Brasil. Os recursos serão aplicados na recuperação da via permanente, troca de trilhos e dormentes, sistemas de sinalização e controle de tráfego.
Após a conclusão da segunda fase das obras, que depende de investimentos públicos em dragagem do canal de acesso, berços de atracação e implantação de perimetral, estima-se que a movimentação anual ultrapasse oito milhões de toneladas.
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