MRS estuda tração com corrente alternada

A MRS está estudando a compra de locomotivas com motores de tração de corrente alternada, conhecidas como tecnologia AC (de Alternate Current). A informação é do presidente da operadora, Julio Fontana Neto. Segundo ele, a EMD (Electro Motive Division) — ex-divisão de locomotivas da GM — apresentou uma proposta à operadora para a fabricação de máquinas deste tipo. “Estamos analisando questões de viabilidade, principalmente no que diz respeito ao custo. As máquinas AC são mais caras, mas em compensação consomem menos de combustível.“


O presidente da MRS preferiu não informar os detalhes da proposta feita pela EMD, mas confirmou que o resultado do estudo deve sair ainda no final deste ano. “As locomotivas AC nunca foram utilizadas pelas ferrovias de carga brasileiras, por isso estamos analisando cuidadosamente as vantagens, a relação custo/benefício”, disse.  Caso seja aprovada a proposta, a operadora espera receber as locomotivas ainda no segundo semestre de 2007, informou Julio. A MRS aguarda agora no mês de setembro o desembarque de 20 máquinas novas (de corrente contínua) da GE importadas dos EUA. “No primeiro semestre de 2007, devemos receber mais 10 locomotivas zero quilômetro da GE.”


De acordo com o diretor da TechTrains (empresa que desde junho de 2005 representa a EMD no Brasil em novos negócios, com exceção de um antigo contrato de importação de locomotivas GM pela CVRD, ainda representado pela Corema), Fernando De Bellis, algumas simulações pelo computador foram realizadas utilizando as mesmas características da operação de uma locomotiva AC no trecho de 13 quilômetros da MRS entre Barra do Piraí e Engenheiro Paulo de Frontein (subida da Serra do Mar).


O diretor informou que o resultado das simulações mostrou a possibilidade do transporte de 132 vagões carregados de minério de ferro utilizando apenas cinco locomotivas (três na frente do trem e duas AC para o auxílio), quando o normal são sete locomotivas de corrente contínua operando no trecho (três na frente do trem e quatro para o auxílio). “Estamos realizando estudos em outros trechos da operadora. As locomotivas com motores com corrente alternada apresentam maior aderência e são ideais para trens que circulam em baixa velocidade e com carga pesada, como é o caso das composições da MRS.”


O uso de motores de tração de corrente alternada em locomotivas é uma tecnologia da década de 90, hoje amplamente utilizada pelas ferrovias norte-americanas Classe I. O motor de corrente alternada possibilita um controle de tração muito mais fino do que o motor de corrente contínua, evitando que as rodas patinem por esforço excessivo, e por isso podem ser fabricadas com potência acima de 4000 Hp. Assim, um número menor de locomotivas AC substitui um número maior de locomotivas DC (corrente contínua). Embora inédita no segmento de carga no Brasil, a tecnologia AC já é utilizada em veículos ferroviários de passageiros, como os TUEs em operação na Linha 5 do Metrô de São Paulo.


 

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Fonte: Folha de São Paulo

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