A ALL (América Latina Logística) acaba de conquistar mais um contrato de peso no Brasil. É que a operadora assume a totalidade das operações logísticas da gigante Unilever no país ao conquistar dois dos principais fluxos de distribuição da multinacional: alimentos e higiene & limpeza.
Operações – O contrato assumido pela ALL inclui a implantação de estrutura dedicada e desenvolvimento de centro de controle personalizado, com investimentos que chegam a R$ 4,5 milhões e previsão de 34 mil carregamentos/ano. Um dos projetos irá interligar as fábricas de Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba com o Centro de Distribuição da Unilever em Louveira, todas no estado de São Paulo, e demais unidades na região. Outra operação prevê a transferência – a partir do CD e das plantas – para Rio Grande do Sul e Paraná.
Para o gerente de transportes da Unilever, Delcio Ferreira, o projeto representa um importante passo na consolidação do processo de integração das áreas de alimentos, produtos pessoais e limpeza doméstica. Por meio dele, conseguimos não só otimizar as operações de toda a cadeia logística, como também reduzir o custo fixo de transporte e melhorar o planejamento de distribuição. Além disso, garantimos o aumento da produtividade do sistema de transporte e maximizamos o nível de atendimento dos clientes, detalha.
Logística – A região de São Paulo onde ficam localizados o CD e as plantas produtivas corresponde a 28% do total das transferências da Unilever. A movimentação just in time consiste no inbound (de insumos para a fabricação de produtos) e outbound (produtos industrializados) entre fábricas, fornecedores e centro de distribuição. “Algumas das fábricas não têm espaço para estocar produto acabado e se houver atrasos nas transferências corre-se o risco de parar a produção”, explica o gerente de Operações Dedicadas Regionais da ALL, Michelli Kultchek.
O transit time é de 24 horas. Inclui locais com engate e desengate para que enquanto uma carreta seja descarregada o cavalo possa tracionar outra carregada. “O menor ciclo de transferência dura menos de meia hora e percorre seis quilômetros e o maior pode durar até 2 horas com distância máxima de 100 quilômetros”, revela o gerente. Para essa operação dedicada, que envolverá 35 pessoas, a ALL irá disponibilizar nove cavalos e 29 carretas, sendo que os caminhões baús terão ainda os três eixos distanciados para maior capacidade de carga.
Já para a transferência de produtos entre fábricas e CDs das unidades de higiene e limpeza e foods em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, a ALL implantou um Centro de Controle Rodoviário exclusivo. Treinou ainda uma equipe de sete funcionários para monitorar a operação, que pretende transformar em modelo para a sua própria área rodoviária.
A ALL informa ainda que todos os veículos são acompanhados 24hs/dia por um sistema de rastreamento online via satélite (GPS). Contam ainda com computador de bordo completo, que inclui dispositivos como sensores de porta, desengate e travas da carreta. Neste projeto específico a empresa prevê a movimentação de aproximadamente 76 mil toneladas/ano. Isso equivale a 260 carregamentos/mês em uma movimentação que envolve 30 ativos (cavalo e carreta), sendo que neste caso as carretas terão um eixo distanciado.
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